Sri Lanka blocks SMS

Sri Lanka blocks SMS

Medo de ameaças do grupo Tamil Tiger via SMS faz operadora do Sri Lanka bloquear o serviço no dia da independência.


AFP Photo

Vejam trechos do Yahoo! News:

“(…) Officials said Sri Lanka’s telecom regulator had ordered the suspension of SMS messages, fearing Tamil Tiger rebels could use them to scare people into staying away from celebrations.

Security has been raised to unprecedented levels across the country after a suicide bombing at the main railway station in the capital Colombo killed at least 12 people and injured more than 100. A day earlier, an attack on a bus outside Colombo killed 20 people.

Monday’s celebrations are the first national event since the government in Colombo last month withdrew from a 2002 truce with the Tamil Tiger guerrillas fighting for an independent homeland.(…)”

O que se destaca da matéria é obviamente a capacidade dos telefones celulares, aliando mobilidade, popularidade e instantaneidade, de servirem como instrumentos de difusão em massa de ameaças terroristas.

A tecnologia não é neutra e o uso pode ir para o lado dos movimentos sociais, das flash mobs, da inclusão digital (como mostramos em post anterior com o Alô Cidadão), assim como a do terrorismo ou cyberbulling.

O que está em jogo, para além do bem e do mal, é a nova dinâmica social da era da conexão em mobilidade onde os dispositivos portáteis digitais nos permitem enviar e receber informação, em qualquer lugar e em qualquer momento, identificando, incluive, o lugar e o momento em que nos encontramos…