Pesquisa

Lab404 – As atividades de pesquisa são realizadas no âmbito do Lab404 (Poscom/UFBA) com reuniões semanais de 4 horas.

2019 – 2024 – COMUNICAÇÃO, MEDIAÇÃO E CIBERCULTURA (PQ-1A CNPQ 307448/2018-5)

Comunicação, cultura digital e mediação sintetizam o problema central de pesquisa. Busca-se discutir o conceito de mediação, comunicação e “modos de existência” para dar conta dos novos fenômenos comunicacionais contemporâneos emergentes com a dataficação da sociedade e a agência ampliada de objetos infocomunicacionais. A hipótese principal é que não é possível entender os produtos e processos da cultura digital contemporânea sem levar a sério a agência dos objetos (físicos e digitais) na ação comunicacional. Essa hipótese nos leva a uma outra mais geral, que visa reforçar e enquadrar a discussão. O entendimento de mediação (entre humanos, humanos e não humanos e entre não humanos) não é suficiente para definir o campo da comunicação. Torna-se necessário, explicitar o que de específico tem essa forma de mediação – que chamaremos de “comunicação social” – sem negligenciar o papel dos objetos nessa associação. A discussão teórica desse projeto vem ancorada em uma perspectiva pragmática e será perseguida a partir de um panorama analítico-descritivo de práticas e de dispositivos digitais a partir de problematizações envolvendo materialidades, performatividade algorítmica e agência dos objetos.

Situação – Atual, em andamento

2023 – PROJETO HUMANIDADES – CNPQ. Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas – Povo Mebêngôkre-Kayapó. UFPA, UFBA, PUC-SP, entre outras.

Situação – Atual, em andamento

2022 – 2023 – PÓS-DOUTORADO SÊNIOR – TIDD-SP. DIGITAL ERROR. Cultura Digital, Neo-materrialismo e comunicação.

Sob o termo Digital error designo erros, falhas, desvios, perturbações, desastres relacionados aos objetos, produtos e processos da cultura digital. Ele é, portanto, um conjunto de problemas inerentes aos diversos objetos/sistemas em suas dimensões relacional e substantiva, podendo referir-se ao funcionamento interno, à inadequação a objetivos originais, a problemas de affordance, a juízos valorativos (consciência). São, assim são momentos liminares, privilegiados para investigar o estado atual das mídias e dos processos comunicacionais. Dada a lógica da eficiência e a relação de comando e controle de sistemas informáticos, o erro nos ajuda a entender o que significa viver hoje em uma sociedade de plataformas e de performances algorítmicas.

Situação – Finalizada.

2014 – 2019 – PROJETO DE PESQUISA – BOLSA PQ, CNPQ. A COMUNICAÇÃO DAS COISAS. Internet das Coisas, Big Data e Smart Cities

O interesse da pesquisa é discutir a Teoria Ator-Rede (TAR) e a Filosofia ou Ontologia Orientada a Objetos (OOO) no campo das mídias digitais em particular, e das teorias da comunicação em geral. O objetivo é investigar essas capacidades comunicacionais pela TAR e OOO a partir de projetos de IoT, Big Data e Smart Cities. A ideia central do projeto é analisar as novas associações criadas por mediadores não-humanos em projetos de IoT, Big Data e Smart Cities e mapear as suas principais controvérsias.

Situação: Finalizada. Relatório técnico aprovado pelo CNPQ.

2015-2016 – ESTÁGIO SÊNIOR NO EXTERIOR

Estágio sêwnior de setembro de 2015 a agosto de 2016 no Programmable City da Nacional University of Ireland, Maynooth, coordenado pelo prof. Rob Kitchin. O objetivo É de desenvolver o projeto de pesquisa em andamento (“A Comunicação das Coisas. Internet das Coisas, Big Data, Smart City e Teoria Ator-Rede” – Bolsa PQ-1A, CNPQ, 2014-2019) e articular projetos e pesquisas conjuntos que possam ampliar a cooperação acadêmica entre os laboratórios de pesquisa envolvidos.

Situação – Finalizado. Relatório técnico e financeiro aprovados pela CAPES

2015 – COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL – NEWTON FUND – AUGMENTED URBANITY AND SMART TECHNOLOGIES: HOW SMART ARE OUR CITIES BECOMING?

Vencedor do edital NEWTON FUND (UK). ReÚne pesquisadores das Universidades de Durham e Plymouyth no Reino Unido e da PUC-PR e FACOM-UFBA para discutir o tema das “cidades inteligentes”. Início – 01 de Janeiro de 2015. Duração – 12 meses – Pesquisadores envolvidos – Simon Marvin e Andres Luque, do Departamento de Geografia da University of Durham, Alessandro Aurigi, da Faculdade de Artes e Humanidades da Plymouth University, Rodrigo Firmino e Fábio Duarte do Programa de Pós- Graduação em Gestão Urbana da PUC-PR e André Lemos e André Holanda, do LAB404 do Programa Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA.

Situação Finalizado. Relatório técnico e financeiro aprovados.