Mobile Lab, Banff

Mobile Lab, Banff

Conforme previsto visitei hoje o Banff New Media Institute e o Mobile Lab. Fiquei o dia todo lá. De manhã visitei o Banff New Media Institute, a tarde trabalhei no artigo e apresentações dos próximos dias e visitei o Mobile Lab.

O Banff New Media Institute (BNMI) fica em um dos prédios mais modernos no Campus, com uma arquitetura que valoriza ângulos e trasnparência. Os ângulos se integram como parte das montanhas e a transparência dos vidros dá uma sensação de imersão no ambiente.


Vista de dentro do BNMI

O BNMI tem laboratórios de primeira nas mais diversas mídias (audio, video, TV, cave de RV, print media, etc.). Circulei como diretor Jim Oliver e depois me concentrei no Mobile Media.

O mobile Lab não tem nada de especial, uma sala, 5 pessoas trabalhando e equipamentos usuais. Conversei com o Senior Mobile Researcher Angus Leech que falou sobre os projetos em andamento.

Os projetos são basicamente três, um pedagógico, o Banff e-History, com crianças da escola de Banff, como já reportado nesse Carnet, o “Trackline”, que usa GPS e celulares para produzir conteúdo sobre o fantástico ambiente ao redor, e uma mais técnico de desenvolvimento de FOSS para celulares.


Cartaz do projeto Trackline

O interesse do Mobile Lab está na relação natureza, locative media e mobilidade. Há planos de trabalhos com sensores para colher dados localizados do ambiente. O lab desenvolve também software open-source para celulares. Todo o uso de celulares nos projetos vem dos programas desenvolvidos e de hacks da equipe. Por enquanto, só os celulares utilizados nos projetos podem acessar os conteúdos gerados. Há trabalhos, pesquisadores e artistas integrados com outras áreas do Campus.

Reclamei que há pouca informação no site e pedi relatórios. Angus ficou de me enviar os documentos e de atualizar o site. Se souber de mais coisas, claro que coloco aqui no Carnet.

Para acabar o dia, essa bela imagem vista a partir do Campus.