Hoje tem mais um Dorkbot Salvador, as 18:30h no pátio do ICBA, na Vitória, com entrada livre.
No cardápio os projetos descritos pela querida Andrea May:
Controlled Dream Machine de Anaisa Franco
Controlled Dream Machine e uma instalação que usa códigos coletados de chips neuronais para controlar os sonhos e os comportamentos de uma perna robô. Os sonhos são expressados por animações projetadas em frente da perna robô, as animações simulam o inconsciente da perna em forma de sonhos e as pernas robôs simulam o corpo físico de uma pessoa sonhando, como se fosse a consciência do corpo. As pernas estão conectadas ao inconsciente por uma relação artificial de feedbacks. Os sintomas da perna robô dependem da área do inconsciente onde a perna robô se encontra no sonho, tais como memórias, traumas, sensações, inconsciente coletivo, pesadelos entre outros.
Perecível de Larissa Ferreira
Na atualidade o corpo humano ocupa um lugar de crescente destaque, num tempo de redefinição de limites e possibilidades corporais. Em perecível o corpo é o objeto de reflexão artística, questionando o lugar do corpo enquanto mercadoria na sociedade movida pela espetacularização e relações mercadológicas. A lógica da mercadoria regula não somente os processos de trabalho, mas a cultura inteira, as relações humanas, as pulsões individuais e o próprio corpo. Um corpo que tem sua vida mediada pelo mercado global de estilos e imagens de mídia, tornando-se cada vez mais desvinculados de sua própria história. Neste contexto, a construção da identidade de cada sujeito é construída via mercantilização do corpo, sendo que a própria
Foto-Scan de Fabiola Freire
Sair do redundante, de conceitos pré-escritos exige que os pretendentes à arte fotográfica consigam ir além dos aparelhos fotográficos programados, utilizarem mídias e tecnologias alternativas extrapolando seu uso comum e criarem um ponto de vista pessoal. O projeto “Foto-Scan” surgiu a partir dessa tentativa ao criar imagens no scanner, tentando afastá-las do bidimensionalismo e aproximá-las do tridimensionalismo, ou seja, torná-las o mais fotográficas possível. “Ao criar o Made in Scanner , Fabíola criou um estilo único, que logo ganhou seus macacos de auditório na internet, loucos para saber quem era aquela menina louca que punha o rosto no vidro de seu scanner.”
Vídeo Gridcosm 0000-1000 de Lenara Verle
Gridcosm é um projeto de net-arte colaborativa do grupo Sito Electronic Arts . Neste projeto, novas imagens são adicionadas em um ritmo rápido e ininterrupto através de um processo telescópico. Cada artista tem apenas duas horas para reservar, produzir e enviar sua imagem para o Gridcosm. Com estas imagens, Lenara Verle criou um video de animação que condensa cinco anos do trabalho de mais de cem artistas em 15 minutos de intensa aventura. Um video que irá distorcer permanentemente a realidade para pessoas psicologicamente cambaleantes. Nele, imagens vêm e vão como uma estranha ilusão tridimensional – uma experiência bela e levemente nauseante. Semanas e meses passam em sobrevôo, eventos atuais se transformam em passados, castelos se erguem e recuam, padrões borbulham e se dissipam, perversões se perdem em uma tapeçaria de movimentos. Em resumo, uma experiência impressionante e indescritível.