Matéria da Info Exame desse mês mostra a evolução da discussão sobre as cidades digitais no Brasil, tema em discussão desde 2002 no Grupo de Pesquisa em Cibercidade, GPC. Para melhor compreensão do conceito veja o verbete cibercidade.
A matéria mostra os desenvolvimentos da CCm (computação coletiva móvel) nos projetos de contrução de redes sem fio (Wi-Fi, Wi-Max) no Brasil. A matéria mostra os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento em várias cidades como Belo Horizonte, Ouro Preto e Tiradentes (MG), Porto Alegre (RS), Piraí, Parati e Volta Redonda (RJ), Sud Menucci (SP), Parintins (AM), entre outras. Essas são experiências que visam agir na redução da exclusão digital a partir dos poderes público. Mas outras experiências estão sendo implementadas também pelo próprio mercado (hotéis, restaurantes, cafés…) e já podemos encontrar pontos de acesso sem fio em todas as grandes capitais brasileiras, incluindo Salvador.
O GPC está mapeando os pontos de acesso sem fio em Salvador e em breve vamos disponibilizar aqui o blog e o mapa do projeto Wi-Fi Salvador.