Universidade de Aveiro no Second Life

A Universidade de Aveiro, em Portugal, é a primeira do país a entrar no Second Life, comprando uma ilha nesse mundo simulado. Os prédios estão em construção e o objetivo é utilizar o potencial pedagógico do SL. Trata-se do projeto “second.ua”. A notícia me chegou pelo Ponto Media a partir de uma matéria do @ua_online > jornal.

Excertos:

“Prestes a adquirir uma ilha no ambiente virtual 3D que mais atenções atrai na actualidade, o Second Life (SL), a Universidade de Aveiro é a primeira instituição de ensino superior portuguesa a marcar presença oficial neste universo paralelo. Os edifícios a instalar na ilha já estão em construção, numa iniciativa desenvolvida no âmbito do Projecto second.ua, que envolve cinco alunos da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação.

Explorar as potencialidades educativas e institucionais deste mundo virtual, promover a participação de um público mais alargado em eventos e iniciativas da UA, privilegiando o contacto social com os habitantes do SL, e disponibilizar informação sobre os serviços e os produtos por ela oferecidos são os objectivos que a equipa de alunos e docentes envolvida neste projecto pioneiro pretende atingir.

(…)
Para tal e tendo em consideração as diferentes finalidades desta presença, está a ser concebido um complexo de edifícios, que será implantado na ilha e integrará diversos espaços com características individuais e objectivos específicos. Serão seis os espaços disponibilizados aos utilizadores ou avatares, como são denominados os utilizadores dentro do Second Life: a InfoZone, o Second Caffé, o Aularium, o Auditorium, o Showroom e o Scriptorium.

(…)

Actualmente, marcam presença no SL cerca de 70 universidades e organizações educativas estrangeiras, entre as quais a Harvard Law School, Colorado Tech, Princeton e a Ohio University, estando a Universidade de Aveiro a preparar-se para ser a primeira universidade portuguesa a ser proprietária de uma ilha com os seus edifícios implantados. Enquanto não se instala fisicamente no seu espaço, alguns encontros promovidos pela equipa de docentes envolvidos, acontecem noutros espaços públicos do SL, sendo previamente anunciados, divulgados e discutidos nos blogs http://napraia.blogs.ca.ua.pt e http://nadavinculativo.blogs.ca.ua.pt. “

Para mais infos vejam o link acima.

Realizamos um acordo de cooperação com os Departamentos de Comunicação e de Telecomunicações entre 2000 e 2004 e pudemos constatar a boa infraestrutura e o dinamismo dos nossos colegas portugueses. Essa ação mostra mais uma vez a visão estratégica e ousada dessa Universidade.

Aveiro, uma cidade cheia de canais (as Rias), voltada para o mar, compra uma ilha para ancorar suas naus virtuais no Second Life. Nada mais natural como um proloingameto da vida de conquistas marítimas dos portugues e dessa cidade em particular. A segunda vida prolongando a primeira? Bom, fica aí a idéia para nossas universidades conquistar novos espaços…quem sabe a Facom não monta um “terreiro virtual” para que Exú e Hermes possam se cruzar no ciberespaço, dinamizando nossas práticas de ensino, de convivência e de relação com outros residentes do SL? ;-))