juri

Começamos os trabalhos hoje e foi um dia cheio… Nos reunimos as 9, paramos para almoço rápido e foto (veja abaixo) e acabamos as 18:15…Muitos projetos e criaação de ranking: depois fui correr nas margens do Danúbio para relaxar ;-))

Tivemos e temos ainda muitos projetos para analisar e nos deparamos com problemas de princípio sobre o que significa “comunidade digital”. Muita discussão e não chegamos a uma conclusão satisfatória, mas a um pacto, ainda que implícito: consideramos projetos nesse tópico aqueles que tenham pessoas realizando coisas conjuntamente, se engajando com uma certa temporalidade, pertencimento e sentimento de identificação. Mas a idéia geral era de que devíamos deixar os projetos “falarem” e não amarrá-los nos conceitos clássicos de comunidade (o que tenho dúvida pois acho que eles ainda resolvem o problema e permite separar comunidade de público, de massa, de multidão, de grupo de usuários…). Bom, avançamos. Alguns projetos interessantes, outros menos, e vamos ver o que acontece nos próximos dias. Não fiquei muito satisfeito e acho que a análise foi muito “impressionista”, mas é um processo e um trabalho muito difícil.

Abaixo fotos do juri de todas as categorias para a posteridade (no canteiro de obras do novo centro do Ars – preparando para 2009 quando Linz será a capital européia), da fachada do Centro do Ars, dos membros do júri em “digital communities” ( Andreas Hirsch, Áustria, Steve Rogers, GB, Gunalan Nadarajan, SG/US e Kathy Rae Huffman, GB) e do Museu Lentos de Arte Coontemporânea agora a noite.


Membro do júri em todas as categorias (quase todos…)


Fachada do Ars Electronica Center


Membro do Júri para Digital Communities


Museu Lentos de Arte Contemporânea