Digital Trash

Simpósio Nacional ESPM
Cultura Digital Trash: Linguagens, Comportamentos e Desafios

O universo digital, como fenômeno cultural, nasce marcado pelas apropriações midiáticas feitas por jovens ansiosos por produzirem filmes, músicas, games, blogs, fotologs etc. Influenciada inicialmente pelo imaginário sombrio da ficção científica de obras hoje já clássicas como o filme Caçador de Andróides(Blade Runner, 1982), de Ridley Scott, ou o romance Neuromancer, de William Gibson(1984), esta cultura ganha nas produções atuais traços de humor tosco e a partilha de conhecimento digital, como pontos em comum.

A nova cultura digital se diferencia daquela anterior, produto direto do que foi considerado por alguns puristas de tradição frankfurtiana como o lixo da cultura de massa — criticada especialmente a partir de produtos como histórias em quadrinhos, rock’n’roll e cinema hollywoodiano — a partir da possibilidade do próprio público dominar os meios para a produção de obras que passam a dialogar diretamente com a cultura contemporânea. Este fato faz com que a produção de bens simbólicos como filmes, música, textos, animações, artes visuais, games e poéticas dentro da era digital ganhem expressões singulares e apresentem variados potenciais de entretenimento, de informação, de negócios, de ações políticas, de linguagens midiáticas etc.

Toda esta cultura — que escapa dos padrões massivos sob muitos aspectos, inclusive no que diz respeito ao rigor de um padrão estético de qualidade, sendo nomeada por alguns, assim, como lixo digital (ou digital trash, como a batizam os jovens que a apreciam e participam da referida cultura) — pode ser tomada como uma fonte inesgotável de inspiração para projetos inovadores dentro do ciberespaço, bem como um novo terreno etnográfico a ser explorado em busca de uma melhor compreensão da cultura contemporânea. Diante do quadro sinteticamente esboçado, propõe-se a constituição de um seminário nacional em busca de reflexões que possam atestar a validade da cultura digital trash como um campo rico a ser explorado por diferentes disciplinas que lidem com os impactos das tecnologias digitais na contemporaneidade.

Assim, o simpósio Cultura Digital Trash: Linguagens, Comportamentos e Desafios será realizado no dia 18/12/06, na ESPM-RJ, com alguns dos principais pesquisadores na área da Cibercultura no Brasil, em torno das comunicações que cada um apresentará focando o tema digital trash e de questões tais como:

– Existe e, se assim for, quais as principais características e produtos da cultura digital trash?

– Quais as características das linguagens midiáticas emergentes nesta cultura?

– Quais os mediadores sociais que atuam na inter-relação entre a cultura digital trash e a cultura de massa?

– Quais as novas formas de interações sociais e quais são suas principais características?

– Como se pode pensar a apropriação de espaços de interações sociais gerados pela cultura digital trash como blogs, flogs e comunidades virtuais como espaços publicitários?

– Quais as ações políticas possíveis dentro do universo supostamente apolítico da cultura digital trash?

– Como produtos culturais trash podem virar negócios valiosos da noite para o dia?

– Quais as articulações mais importantes entre estética e cultura digital trash?

– Quais as sensorialidades e competências cognitivas que podem estar em jogo no processo de emergência da cultura digital trash?

– Como novas dinâmicas de reconhecimento simbólico dentro do universo digital trash podem estar redefinindo valores como fama e propriedade intelectual?

– Como novas dinâmicas de partilha de conhecimento e entretenimento dentro do universo cultural digital trash poderão dialogar com veículos de comunicação como emissoras de TV, gravadoras de música, jornais e revistas(impressos ou online)?

Local: Auditório da ESPM-RJ (12.º andar) – Rua do Rosário, 90, Centro (esquina com a Rua da Quitanda)
Data:18/12/2006
Horário: das 09:00hs às 18:00hs
Entrada Franca
Coordenação: Vinícius Andrade Pereira (vinianp@yahoo.com)

PROGRAMAÇÃO:

09:00hs – Abertura do Simpósio : – Diretor-geral da ESPM: Alexandre Mathias;
– Diretor da Pós Graduação da ESPM: Vicente Ambrósio

Palestras: 09:30hs – André Lemos(UFBA) – Cibercultura Punk

10:10hs – Raquel Recuero(UCPEL) – O Digital Trash como Mainstream: Considerações sobre a difusão de informações em redes sociais na Internet

10:50hs – Henrique Antoun(UFRJ) – Digital Trash e a Cultura do Consumo na Cibercultura

11:30hs – (Biobreak)

11:50hs – Alex Primo (UFRGS) – A longa cauda do digital trash na Web 2.0

12:30hs (almoço)

14:00hs – Vinícius Andrade Pereira (ESPM/UERJ) – Afetividades, Sensorialidades e Linguagens Midiáticas na Cultura Digital Trash

14:40hs – Erick Felinto (UERJ) – Datatrash: a cultura do Spoof na Internet

15:20 – Simone Pereira de Sá (UFF) – Tosco,sujo, low-fi: nas rotas do MP3, pistas sonoras da digital trash

16:00 (biobreak)

16:20hs – Cristiano Max Pereira Pinheiro (PUC-RS/FEEVALE) e Marsal Ávila Alves Branco (FEEVALE) – Games e a Cultura Digital Trash

17:00hs – Debate entre os palestrantes e o público.

18:00hs – Encerramento

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