Copa Móvel
Matéria do Jornalistas da Web discute o futuro da internet e da conexão por dispositivos móveis na copa do mundo de 2014 que será no Brasil. Dei um depoimento na matéria.
“A Internet em 2014 fará gol de cobertura?
Por Cristina Dissat
“No final de outubro saiu a notícia oficial da Fifa: o Brasil é a sede da Copa do Mundo 2014. A imprensa brasileira se mobilizou para passar as informações com bastante rapidez. Quem estava no trabalho, conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo pela Internet, com ótima qualidade de áudio e vídeo.
(…)
Professor associado da Faculdade de Comunicação da Bahia, PhD em Sociologia pela Université René Descartes, Sorbonne, André Lemos respondeu a entrevista do Canadá, onde está trabalhando atualmente como professor visitante. Ele acredita que as tecnologias estarão definitivamente na fase de sua conexão móvel. “Objetos trocarão informações locativas de forma quase que independente. Formas de vigilância e de controle crescerão também com essas tecnologias. Acho que teremos sistemas mais robustos e mais precisos de indexação de informação no espaço físico e formas mais simples e ágeis de receber e enviar informação em tempo real, em mobilidade, em dispositivos portáteis: e não só conteúdo, partindo dos jornalistas para as suas centrais, mas de centrais para os cidadãos e dos cidadãos entre eles… Talvez os micro blogs (jaiku, twister ou algo similar) permitam uma maior mobilidade informacional e o controle nas formas de envio e recebimento da informação. Acho que dispositivos como smartphones estarão disseminados e serão o que tenho chamado de ‘DHMCM’ (dispositivos móveis de conexão multirrede) e não mais ‘telefones’”.