Artigo do Sílvio Meira no novo portal da globo, o G1, falando sobre o fracasso brasileiro de inclusão da população à internet, com 15%, atrás do Chile e da Malásia com 40). Vejam na íntegra aqui.

Como resolver o problema?

“E como fazer tudo isso? Nenhum segredo… precisamos de políticas públicas, em larga escala, no país inteiro, para todos os grupos de risco ? pessoas e comunidades que, por si próprias, não resolverão seu problema de acesso ?, como fizemos, enquanto país, no caso da pólio. Deixado como está, o problema irá ?se resolvendo? por si próprio, tão lentamente quanto nos últimos onze anos. Se estivéssemos tentando seriamente, tanto quanto nos quinze anos em que erradicamos a pólio, talvez só faltassem quatro anos para só ficar fora da rede quem realmente quisesse.

E olha que as crianças não deveriam ter escolha, como não tiveram no caso da vacina. Internet na escola deveria ser mandatória, como lápis, papel e livro. A única salvação dos responsáveis pela falta das tais políticas é que os condenados por sua inexistência não sabem que estão condenados e os que sabem não entendem porque… o que deveria levar-nos, nós que achamos que entendemos, a uma campanha tão intensa como a da vacinação, pelo menos. E é isto que esta coluna vai fazer, entre outras muitas coisas.”