Salvador é uma mentira?

Salvador é uma mentira?

Bom, isso depende do ponto de vista, e se esse ponto de vista for míope ou for muito preciso e focado, ou seja, muito verdadeiro, mais mentiroso é o próprio enunciado.

Mas essa mentira anunciada é uma mentira, isso sim. Sem ser sofístico, a verdade das nossas mazelas estão abertas e ninguém de boa fé acredita e vive as mentiras de Salvador como uma verdade. Sabemos das verdade e das mentiras. Todos temos consciência, só não temos as mesmas metas e cronogramas. Vivemos de fato a verdade de uma mentira que se quer impor. Mas essa mentira é múltipla e complexa.

Não podemos esquecer que tudo é história, essa luta de argumentos sobre o que é mentira e o que é verdade. A sociedade baiana (e soteropolitana) sempre se posicionou contra mentiras e verdades e sempre buscou sustentar outras tantas, mentiras e verdades para viver. Precisamos todos de verdades, mentiras, esquecimentos e arrependimentos para viver e seguir em frente. Isso reflete o nosso mal desenhado desejo de ser um (uma pessoa, um povo) e todos os desejos de ser um (uma pessoa ou um povo), ou quase todos, devem ser respeitados: desejo de ser feliz, de dançar e cantar, de ir mais devagar, de ser menos civilizado, de ser parcimonioso e ingênuo, de burlar as pequenas regras sem querer fazer mal a ninguém…Essa mentira é a nossa verdade. Essa verdade é sim e também a nossa mentira.

É nesse balanço que um povo se constrói, se identifica e se destrói.

Estamos em crise e isso é bom. A mentira e a verdade estão por todos os lados.

Ontem estava em São Paulo e o calor era do Rio, a riqueza da Suíça, a simpatia que sempre associei ao paulistano desaparecera e imperara o mal humor…Uma mentira essa cidade, pensava. Não há amor em SP, dizia Criolo no meu “baladeur”. Mas, mentira, as pessoas se amavam ali. E era também verdade, muita pose, muita pressa, muita busca pelo dinheiro…ninguém se ama realmente! A feia São Paulo estava até bonita com o sol e o céu azul com estrelas a noite. Mas isso é outra mentira, ou outro ponto de vista: a cidade nem é feia, nem estava mais bonita! SP não é nem verdade, nem mentira. Nenhuma cidade é mentira, nenhuma cidade é completamente uma verdade.

Uma cidade não é uma mentira ou uma verdade, uma cidade é uma potência.

Leave a Reply