My Winnipeg and Take Care of Yourself

My Winnipeg and Take Care of Yourself

Essa semana assisti o filme “My Winnipeg” e visitei a exposição de “Prenez Soin de Vous”, duas obras interessantes pelo mecanismo mnemônico que elas ativam e pela publicização da vida privada. Pequeno comentário síntese no fim do post.

O filme “My Winnipeg“, 2007, do canadense Guy Maddin é uma narração em primeira pessoa sobre sua vida e sua saída da cidade. Crítico e com muito bom humor, o autor/personagem está em um estado de vigília e sono e a narra as suas memórias intercaladas com fatos marcantes da cidade. Não há praticamente diálogo entre as personagens.

Todo em preto e branco com imagens nervosas, o filme é como uma experiência onírica, ficando entre a ficção e o documentário. O diretor utiliza atores para representar membros de sua família, sendo que sua mãe atua no papel dela mesma. O autor/ator está sempre balançando entre o sono e a vigília em um trêm que desfila, pela janela, a sua saída da cidade. A imagem que desfila no trêm mostra o sono inquieto do autor e remete à dimensão do espetáculo, como o cinema, como as viagens por meios de transporte, e como o sonho. Muito bom!


Vídeo com a artista

Já a exposição de Sophie Calle, “Prenez soin de vous”, apresentada na Bienal de Veneza em 2007, é uma reação a um email que ela recebeu de seu amante comunicando o rompimento da relação. Ela enviou o email a 107 mulheres (cantoras, atrizes, advogadas, tradutoras, psicólogas, criminalistas, linguistas, etc) e expõe, em diversos formatos, as mais variadas reações.

Interessante e multimídia (mensagens escritas como um SMS, cartas, traduções, fotos, vídeos, filmes…) a obra é uma forma de catarse da artista. Ao compartilhar algo tão íntimo pela publicização dessa dimensão pessoal (uma relação amorosa que só diz respeito aos envolvidos), a artista torna visível e público o que é do regime das alcovas e do segredo. Em alguns momentos a exposição chega a ser pertubadora pela exposição de si, do outro (mesmo anônimo, identificado por “X”) e pelas reações analíticas ao email (há análises jurídicas, criminológicas, psicológicas, linguística, de conteúdo…). Há, na última parte (sugerida) da exposição, 33 telas, cada uma com um único plano sequência, onde personalidades comentam a missiva (Laure Anderson, Jeanne Moreau, Maria de Medeiros, Victoria Abril, Miss Kittin…). Aqui uma entrevista da artista concedida ao The Guardian. A exposição está na excelente galeria DHC em Montreal. A exposição toma todos os quatro andares da galeria, mais um anexo situado em outro prédio, na mesma rua.

Em uma sociedade cada vez mais voltada para a vigilância do outro (CCTV, mídias locativas, reality shows, traços na internet, etiquetas RFID, GPS, etc), parace até estranho que os artistas estejam, deliberadamente e espontaneamente, revelando suas vidas privadas, suas memórias (como em “My Winnipeg”) e suas decepções afetivas (como em “Prenez Soin de Vous”). Isso só nos indica o quanto a questão é complexa e como a flutuação entre privacidade e vida pública está mesmo sempre por um fio.