Street Game

Street Game


Batalha Medieval no Parc Mont-Royal

Estou concentrado revisando a bibliografia e escrevendo uma artigo sobre “pervasive games” (coloco os resultados aqui até fim de junho), e por isso esse Carnet está um pouco parado…Os “pervasive games” são jogos na rua com tecnologias móveis e redes sem fio. Há inúmeros exemplos e experiências de fusão do espaço eletrônico com o espaço físico, criando um “território informacional” próprio do “ludico”. E o lúdico sempre foi uma maneira de socialização, de criação da cultura (ver Huizinga e Callois) e de apropriação das tecnologias e do espaço urbano.


PacManhattan, pervasive game em NY

Bom, no domingo fui ao parque Mont-Royal, a praia aqui, e pude ver um “role play game” medieval onde equipes travavam batalhas de campo (costumes, discussão de estratégias e táticas…). Vemos aqui tudo de um street game: sociabilização, suspenção do espaço (público) e do tempo (objetivo, racional e eficiente), na criação do “mundo do jogo”, apropriação e resignificação do espaço público. O espaço do jogo atraía pessoas que ocupavam esse espaço para ver, participar ou apenas “estar alí” estabelecendo um sentido “temporário” do lugar. Os “pervasive games” evocam a mesma ambiência, saindo das telas dos computadores e indo para as ruas. Nada muito novo, mas uma nova forma de apropriação das tecnologias móveis, de resignificação dos lugares e de formação de redes sociais, abrindo inclusive um leque de aplicações comerciais e artísticas no futuro próximo.

4 Replies to “Street Game”

  1. André, boa tarde,
    Sou aluna de Relações Públicas na USP e estou fazendo um trabalho sobre o Second Life. Para isso, estamos utilizando bastante bibliografia sua (como o livro Janelas do Ciberespaço). Gostaria de saber se é possível você nos conceder uma entrevista. Aguardo contato: fernandacsujto@gmail.com. Muito obrigada! Fernanda.

  2. na minha época de jogador de rpg era mais complicado… nada de celular nem qualquer outra tecnologia móvel. O pessoal ficava disperso e sem nenhuma orientação…. dava muito certo não.

    Mas sempre quis participar de um live de verdade….

  3. André, Eu e o Marsal apresentamos um trabalho em uma mesa no Rio, contigo e outros colegas, não sei se tu está lembrado. Terminei doutorado no fim do ano passado e estamos com o Curso de Jogos Digitais funcionando aqui no Sul (na Feevale). Na minha disciplina do curso de jogos os alunos estão criando dois street games, queria trocar algumas idéias contigo, não fiquei com teu email. Tem como me mandar um msg para o meu mail? maxrs@feevale.br

  4. aê alemos! ;)
    bacanérrimas essas ondas.
    meio q parece cosplay… tem haver?
    bjux,
    may

Os comentários estão fechados.