Sticker Map

Sticker Map

Projeto Sticker Map - View my most interesting photos on Flickriver

Projeto cria mapeamento dos stickers nas ruas de São Paulo e utiliza redes Wi-Fi e 3G para postagem das fotos diretamente do local. O mapeamento fotográfico foi realizado na Avenida Paulista nos meses de agosto a outubro de 2008. Para mais detlahes vejam o link Stickers. Em um segundo momento foi aplicado QRCodes nas zonas mapeadas. Um making-off está disponível no BLOG e o mapa pode ser explorado no link Mapa usando a tag: sticker map. O projeto é de estudantes de comunicação da PUC-SP.

Vejam a explicação do projeto:

“Os registros foram feitos todos a partir de um celular, o dispositivo escolhido foi Nokia N95, pois esse modelo possibilita a captura, localização espacial e compartilhamento de imagens de forma móvel. A proposta inicial foi utilizar as Redes Wi-Fi da avenida para fazer os uploads em tempo real, contudo acabou utilizando também de conexão 3G. Para aperfeiçoar esse processo foi utilizado o aplicativo Shozu, um aplicativo para telefones celulares que facilita bastante a postagem além de adicionar automaticamente “geotag” as imagens. As coordenadas de GPS utilizadas foram baseadas nos dados do Nokia Map. Num segundo momento foi realizada uma intervenção na Avenida usando QR codes na forma de adesivos. Todos os pontos de registros receberam um adesivo com um QR code, que direciona para a url desta pagina.(…)”

Vemos aqui o uso de telefones celulares, redes móveis e QRcodes para leitura e produção de mapa sobre o espaço urbano, criando visibilidades e sentidos no espaço de lugar (a avenida Paulista em São Paulo). Trata-se de uma das características dos projetos bottom-up em mídia locativa: apropriação do espaço urbano, uso de dispositivos e redes digitais móveis, produção de registros e mapeamentos, mobilidade informacional acoplada à mobilidade física.

One Reply to “Sticker Map”

  1. Olá, Andre Lemos!

    Meu nome é Conrado Reis sou aluno de Graduação do curso de Multimeios PUC-SP.
    Fiquei muito feliz por este post no seu blog, suas pesquisas foram fundamentais para realização desse projeto.

    Publiquei uma vinheta do projeto na web e aproveito para deixar o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=LTKUTP_hjrY

    Abs

Os comentários estão fechados.