Silent Disco
Em Melbourne, Austrália em 2007. Vejam vídeo aqui
Silent Disco é uma festa (experiência e performance sonora) onde os participantes usam headphone sem fio e dançam juntos, mas cada um com seu som, ocupando um espaço (público) em uma festa dançante e silenciosa (obrigado Claudio Manoel). Os primeiros Silent Disco começaram em 2002 pela 433fm.com na Holanda. Fenômeno parecido com “Flashmobs” com pessoas que se reunem em metrôs e fazem uma festa onde cada usa o o seu mp3 player. Vejam aqui uma no ano passado na GB que reuniu 4000 pessoas dançando por 2 horas. Mas essa experiência é um pouco diferente.
Party time: the dancing starts at Victoria Station at 6.53pm
Dias 26 e 27 de abril de 2008, quem estiver em São Paulo poderá viver essa experiência na “Virada Cultural” no Largo de São Bento:
“O Silent Disco é responsável por uma experimentação sonora inédita, em que contrapõe, num mesmo ambiente, pessoas que se integram às músicas e dançam conforme o ritmo e outras que nada ouvem, mas assistem ao espetáculo formado pelo público dançante. O projeto Silent Disco promove esta experiência, distribuindo fones de ouvido para parte do público, dividindo-o entre participantes da festa e espectadores. O Silent Disco já vem se apresentando em festas e festivais por todo mundo, executando a Dance Music em todas as suas variedades, mixando-a com hard house, punk e salsa. E agora, essa experiência totalmente inovadora chega em São Paulo na Virada Cultural 2008.”
Vemos aqui mais uma performance que coloca em relação música, espaço público e mobilidade (vejam post sobre ipod). Media Locativa Sonora?