Especialistas em Software Livre reunidos semana passada em Foz do Iguaçu apontam o desenvolvimento de softwares para celulares, como forma de controle do usuário sobre o aparelho, incluindo aí questões de segurança e privacidade. Vejam abaixo trechos da matéria PSL Brasil – Richard Stallman: Celular é o caminho livre – 10372 (obrigado Vicente).
“Os visionários da filosofia ‘software livre’ apostam suas fichas na capacidade de os programas de código aberto deslancharem e se tornarem mais populares a partir da maior utilização da tecnologia nos telefones celulares. Uma das vantagens dessa aplicação, segundo eles, seria a possibilidade de o usuário ter total controle sobre o equipamento, evitando espionagens e escutas.
Para Richard Stallman, considerado o pai do software livre e criador da Free Software Foundation, o uso dos celulares com sistema operacional livre, cujos protótipos já estão sendo testados na Europa com sucesso, vai melhorar a segurança para o usuário porque o aparelho não ficará vulnerável a vírus criados para telefones que funcionam com softwares proprietários, como Windows Mobile e Symbian. ‘Quando você desligar o telefone, ele não vai emitir nenhum sinal. Por outro lado, o software proprietário fica espionando você e o único jeito de obter segurança é tirar a bateria dele’, diz.
O conselheiro da Fundação Software Livre América Latina, Alexandre Oliva, diz que a utilização do software livre para os usuários finais será cada vez mais acelerada. Ele profetiza que a próxima geração de telefones celulares e outros dispositivos será dominada pelo GNU/Linux, ‘da mesma forma que aconteceu em servidores de rede há muitos anos, depois nas grandes corporações financeiras dos Estados Unidos e nas grandes cadeias de varejo no Brasil’. (…)