Mobile Social Networking
As novas tecnologias de comunicação têm sido agregadoras (ver meu artigo Cibersocialidade sobre o assunto) desdes seus primórdios com as BBS, os chats, MUDs, Usenet…Cada nova tecnologias informacional e telemática cria novas agregações sociais.
Já estamos acostumados às redes sociais e hoje elas se ampliam com as ferrentas da Web 2.0, com softwares como Facebook, Multiply, Orkut, que colocam pessoas em contato por “proximidade” a partir de gosto, perfis, comunidades. Aqui temos fotos, vídeos, blogs, comentários, etc, tudo em um só “lugar”. Esses softwares sociais funcionam criando pequenas comunidades individuais no ciberespaço, repercutindo as relação fora dele.
Agora, com os dispositivos móveis, seguindo a tendência maior de agregação, ou socialidade, característica da cibercultura, surgem vários sistemas que criam o que se tem chamado de “Mobile Social Software”, e “Mobile Social Networking”.
Definira provisoriamente “Mobile Social Network” como redes sociais que se estabelecem entre uma ou mais pessoas, por localização, com ou sem cruzamento de perfis, utilizando dispositivos e redes sem fio de comunicação como cell(smart)phones, GPS, redes Wi-Fi, RFID, Bluetooth. Essas redes permitem a identificação e a localização exata do outro no processo de conexão/comunicação. As redes sociais móveis podem se formar usando um sistema específico (como dodgeball, imity ou outro) ou apenas utilizar o próprio dispositivo e sua capacidade de conexão para achar outras pessoas no mesmo raio de acesso (por Bluetooth ou RFID, por exemplo). Aqui a (não tão boa) definição de Mobile Social Network na Wikipedia.
Temos postado aqui nesse Carnet comentários e informações sobre essas ferramentas que aliam moblidade, comunicação pessoal, localização e perfis informacionais. Esses sistemas criam uma nova forma de rede social, utilizando dispositivos móveis e redes sem fio como GPS, bluetooth, Wi-Fi e telefones celulares para colocar em contato pessoas, tanto pela “proximidade” física, como pelos perfis declarados.
A diferença fundamental entre as duas redes é que as redes sociais no ciberespaço, como Facebook e Orkut, mantêm a distância física entre as pessoas, e funcionam por tempo assíncrono. A redes sociais móveis, gerenciadas em tempo real, em mobilidade e por dispositivos móveis “chamam” para um contato imediato, no mesmo espaço físico, em tempo real, exigem um contato presencial, aqui e agora. Há cruzamento de informação (do meu perfil, por exemplo) e contato direto. Se coloco no meu perfil que estudo “comunicação e mobilidade”, alguém usando a mesma rede social que eu pode me contatar, por exemplo, enquanto estou sentado no ônibus, se nossos dispositivos nos identificarem como “próximos”.
Há vários sistemas que oferencem esse tipo de rede social e já postei sobre alguns deles nesse Carnet: dodgeball, meetro, next2friends, nokia sensor, aka-aki, imity, rummble, buddyping…
Post interessantes sobre o assunto estão disponiveis no MediaShift Idea Lab, no TechCrunch ou no BusinessWeek.