Informações, no UOL, sobre a lei de crimes digitais do Senador PMDB-MG, Eduardo Azeredo, que não pode de jeito nenhum passar como querem os senadores e lobby de bancos, seguradoras e certificadoras que visam passar o custo dos crimes digitais para provedores e usuários. Por outro lado os provedores devem fornecer o log de criminosos a partir de denúncias e leis específicas. O debate está lançado e a participação de todos na pressão ao Senado é fundamental. Participem da petição e vejam informações no site da SaferNet.
Trechos:
“A audiência pública que discute o projeto de lei de crimes digitais está sendo marcada pelas críticas que o projeto recebe por parte dos especialistas convidados a debatê-la em sessão conjunta da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e da CCT (Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática) do Senado Federal nesta quarta-feira (4) em Brasília
Representante do Ministério das Comunicações no Comitê Gestor da Internet no Brasil, o consultor jurídico Marcelo Bechara criticou duramente o substitutivo aos projetos que tratam de crimes cibernéticos, agora há pouco durante audiência pública no Senado sobre o tema. “A proposta merece e deve ser melhorada”, afirmou.
Ele apontou falta de clareza na tipificação dos crimes previstos no projeto, o que poderia trazer prejuízos quando o caso chegasse à Justiça. “Não dá para ter um crime que o magistrado vai ter que analisar por analogia. Quando estamos falando de matéria penal, estamos falando da liberdade do cidadão”, declarou.
…
A punição para o internauta que propaga “códigos maliciosos” involuntariamente também foi alvo de críticas do consultor jurídico. “Difundir códigos maliciosos pode acontecer com qualquer um de nós. Isso é extremamente temerário. O foco tem que ser no internauta que teve dolo e não na vítima”, ressaltou.
“O que temos que fazer é ter uma norma precisa, clara e que condene e puna o agente, aquele que vai usar a internet para ter algum proveito ou para prejudicar outrem. Não podemos correr o risco de para matar um macaco, botar fogo na floresta inteira”, comparou Bechara.”
Excelente iniciativa André, todos os Brasileiros devem participar contra esta aberração que vem a ser este projeto de lei.
Adicionalmente informo que o projeto vem sendo intensamente debatido na comunidade Cibercultura no Orkut http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=21736&tid=2530040035787862687&na=2&nst=55
E no Blog Censura não estamos registrando os fatos
http://xocensura.wordpress.com/
Por fim alem da petição, disponibilizamos o protest-o-matic que envia um manifesto a todos os Senadores da CCS.
http://www.flash-brasil.com.br/xocensura/
Grato pelo espaço, e vamos todos em prol da liberdade de expressão e por um ciberespaço livre.