Lançado “Objetos da Bahia. Entrevistas”

OBJETOS DA BAHIA: ENTREVISTAS

SOBRE O LIVRO

O que diriam os objetos mais conhecidos da Bahia, como a fitinha do Senhor do Bonfim, o tambor do Olodum, o berimbau, a rede, se pudessem falar a respeito de suas particularidades? No livro do escritor e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, André Lemos, 31 objetos são entrevistados pelo jornalista Joaquim Pimenta.

“Objetos da Bahia. Entrevistas” fecha uma trilogia sobre os objetos. Em 2013 o autor escreveu “A Comunicação das Coisas” (Annablume, São Paulo), livro acadêmico que tratou das mediações materiais dos objetos nos processos comunicacionais. O livro foi finalista do prêmio Jabuti em 2014. Em 2018, publicou “Coisas” (Mondrongo, Bahia), livro de poemas tendo como inspiração os diversos objetos do quotidiano. Com “Objetos da Bahia”, o autor finaliza essa trilogia com um ensaio que dá vozes aos objetos para que possam dizer o que sentem do mundo, como encaram suas existências, a relação com outros, o amor e a morte.

Objetos da Bahia, leitura mais que recomendada para baianos e não-baianos, é uma publicação da editora Mondrongo, que em 2021 comemorará 10 anos de fundação. O livro já está disponível para compra no site da editora.

Serviço

O quê?  – Lançamento do livro “Objetos da Bahia. Entrevistas”, de André Lemos

Editora Mondrongo – http://www.mondrongo.com.br

OPNIÕES SOBRE O LIVRO

O que seduz André?  As coisas ao redor: o abadá, o berimbau, a fitinha do Senhor do Bonfim, a rede, a corda dos blocos de carnaval, o acarajé, o abará, a guitarra baiana, muito mais, até mesmo o Tempo. Enfim, uma lista que eu poderia chamar de “magnética” aos olhos dos visitantes, mas principalmente dos próprios baianos, pois sedução desconhece porteira. Na ficção de André, esses objetos falam sobre si mesmos, sobre sua relação com os outros e chegam a enunciar as condições de suas boas mortes. Cada uma dessas é um achado literário, amei.

Muniz Sodré – professor, escritor, Membro da Academia de Letras de Bahia

Na Bahia, os objetos são tão emblemáticos e representativos, que eles mesmos podem ganhar vida para contar suas próprias histórias. Em “Objetos da Bahia” eles ganham, dão entrevistas a um personagem jornalista e mostram por meio de um texto leve em estilo, mas ao mesmo tempo cheio de densidade cultural e de historicidade o quanto são importantes para a cultura e para o povo não apenas da Bahia, mas do Brasil.  (…) Uma obra de ficção originalíssima, bem construída e ao mesmo tempo orgulhosa da cultura e dos costumes que valoriza, e das inÚmeras e sensacionais histórias que conta. “Objetos da Bahia” é um livro para se ler e para se deliciar…

Leonardo Valente – escritor, professor universitário e jornalista

SOBRE O AUTOR

André Lemos é escritor e Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Tem mais de 15 livros publicados e inÚmeros artigos nacionais e internacionais sobre cultura digital. No universo da ficção escreveu “@reviravolta: uma experiência em twitteratura” (Ed. Simplíssimo, Porto Alegre, 2010), “O Fantasma de Beckett” (Romance, Ed. Sulina, Porto Alegre, 2018) e “Coisas” (Poemas, Ed. Mondrongo, Itabuna, 2018).

SOBRE A EDITORA

A Mondrongo é uma editora baiana, radicada em Itabuna, sul da Bahia, que publica literatura brasileira de excelência. Fundada em 2011, é coordenada pelo escritor Gustavo Felicíssimo, publica poesia, ficção, livros de arte, ensaios e acadêmicos em geral. Teve livros finalistas ou vencedores dos mais importantes prêmios literários do Brasil, como o Jabuti, Oceanos, Biblioteca Nacional e outros.

OBJETOS DA BAHIA: ENTREVISTAS

Autor: André Lemos

Gênero: Ficção
Nº de páginas: 128
Ano: 2020

ISBN: 978-65-86124-10-1

Formato: 16 x 23 cm
Preço: 39,00

CONTATO DA EDITORA: 73-98842-2793