Disciplina – Digital Error, 2023.1

Estou aceitando ouvintes para a disciplina na Pós (Facom/UFBA) que ofereço em 2023.1. As aulas serão presenciais, na Faculdade de Comunicação da UFBA, sem transmissão por streaming. A disciplina é optativa para a pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) da FACOM e aberta para alunos da UFBA (regular) e da comunidade em geral (matrícula especial). As matrículas já estão encerradas.

Condições: Aceitarei até 10 ouvintes. Ouvintes não estão matriculados, logo, a participação não gera créditos ou certificados. Ouvintes não produzem material para ser avaliado pelo professor. Leitura em inglês é fundamental para acompanhar as leituras (não obrigatória para ouvintes). Para solicitar vaga, entrar em contato direto comigo por e-mail (alemos@ufba.br).

POSCOM0028 - Temas em Cibercultura - Digital Error. Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital. PROFESSOR: André Lemos. Professor Titular da Facom/UFBA, Pesquisador PQ-1A do CNPq.  CARGA HORÁRIA: 60h. HORÁRIO: Terça-feira, 13h55 – 17h35 . Início – 07/03/2023.

Objetivo: A cultura digital é marcada por performances exemplares de sistemas técnicos (IA, Big Data, Plataformas), atuando em todas as áreas da vida social contemporânea. As suas funcionalidades e benesses estão por toda parte. Apesar de sua efetividade, há muitos erros, falhas e perturbações que refletem tipos específicos de arranjos. Quando algo dá errado, revela-se formas de agências, construção de coletivos e dependências desses sistemas. Sob o termo Digital error designo erros, falhas, desvios, perturbações, desastres relacionados aos objetos, produtos e processos da cultura digital. Digital error é, portanto, um conjunto de problemas inerentes aos diversos objetos/sistemas da cultura digital em suas dimensões relacional e substantiva, podendo referir-se ao funcionamento interno, à inadequação aos objetivos originais, a problemas de affordance, a juízos valorativos. Essas perturbações são momentos liminares, resultado de entrelaçamentos e agenciamentos que nos permitem investigar o estado atual dos objetos midiáticos e dos processos comunicacionais e coletivos. Discute-se, descreve-se e analisa-se controvérsias atuais sobre os erros na cultura digital a partir de uma abordagem neomaterialista, contribuindo para o desenvolvimento de teorias e métodos no campo da comunicação, das ciências sociais e da cultura digital.

Ementa: Erros, falhas e perturbações; conceitos e genealogia do erro; erro e a condição humana; estudo de falhas (failure studies); sociologia do erro, comunicação, teoria ator-rede e modos de existência; teorias e epistemologia da comunicação; sociologia e neomaterialismo; estudos de plataformas, plataformização, dataficação e cultura algorítmica; erros e objetos técnicos; filosofia da técnica e ontologia orientada a objetos; erros e cultura digital; glitch art; obsolescência programada; monitoramento, controle e vigilância; fake news e desinformação; estudos de infraestrutura; cultura digital e antropoceno; hacking e segurança da informação; erros algorítmicos (IA, machine learning); controvérsias atuais.