Ontem e hoje realizamos a oficina sobre mineração de dados, com o prof. Fabio Malini, da UFES e coordenador do LABIC. Dois dias de trabalhos intensos e muitas reflexões nesse novo campo da “digital humanity”. Participaram pesquisadores de pós, estudantes de graduação (poucos) e público externo. Preenchemos as 30 vagas (na realidade 31) da oficina.
Oficina de Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet
O objetivo da oficina será capacitar 30 pesquisadores no uso de programas, scripts e plugins que atuam na extração, processamento e análise de dados sociais. Para isso, o objeto da capacitação estará focado na utilização do software/plugin Gephi, NodeXL, Netvizz para extrair dados do Twitter e Facebook. E, em seguida, realização de exercícios de visualização e interpretação de dados.
Amanhã lançamos o aplicativo Wi-Fi Salvador. As duas atividades foram coordenadas e propostas pelo Lab404.
Novos produtos estão a cominho.
Wi-Fi Salvador
O Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, grupo de pesquisa da Universidade Federal da Bahia, lança, na quarta-feira, 31 de julho, o aplicativo Wi-Fi Salvador. O evento de lançamento acontece a partir das 18 horas, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba, no campus da universidade em Ondina.
Projetado com apoio financeiro do Fundo de Cultura, através de edital viabilizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, o Wi-Fi Salvador é um aplicativo para as plataformas Android e iOS – que abrange iPhone, iPad e iPod Touch. Através do Wi-Fi Salvador, o usuário poderá buscar por estabelecimentos comerciais, instituições e locais públicos que disponibilizam redes sem fio para acesso de seus frequentadores.
O projeto Wi-Fi Salvador parte de trabalho já desenvolvido pelo grupo desde 2007. O objetivo inicial era divulgar as possibilidades de conexão sem fio pela cidade e facilitar a localização de pontos Wi-Fi, e também pensar o uso do espaço urbano, a reconfiguração dos lugares e os novos processos de espacialização a partir das redes sem fio e as tecnologias móveis, como laptops e smartphones. Para isso, a equipe mapeou pontos de conexão à internet sem fio em diversos bairros da cidade, e montou base de dados com mais de 150 locais. Além de útil para moradores de Salvador, o aplicativo pode ser usado por turistas que querem descobrir mais sobre a capital baiana.
No lançamento, além da apresentação das duas versões do aplicativo e de suas funcionalidades para o público, serão realizadas duas palestras, uma com o professor André Lemos, idealizador do projeto, e outra com o professor Fabio Malini da UFES. Dessa maneira, o evento pretende também alcançar um público interessado em discutir cibercultura e espaço urbano.
Lemos, coordenador do projeto, apresentará conferência intitulada “Cidade Algoritmo”, na qual discutirá as relações entre as tecnologias de informação, as redes e o espaço urbano. Malini, por sua vez, apresentará a conferência “Cartografia de Controvérsias” sobre temas polêmicos discutidos na internet.