Carnaval Wi-Fi
Post do GRUPO DE PESQUISA EM CIBERCIDADE – GPC informa que a polícia de Salvador vai usar rede wi-fi para dar segurança aos foliões no Carnaval. Trechos:
“O governo da Bahia instalou uma rede Wi-Fi em todo o circuito de Carnaval da capital do Estado para servir à polícia.
A rede, construída pela D-Link, vai conectar 400 computadores espalhados em 60 pontos da cidade de Salvador e servirá para policiais militares consultarem, em tempo real, informações sobre acidentes, dados sobre antecedentes criminais e informações disponibilizadas pela Infoseg, rede nacional que integra dados de todas as polícias do Brasil.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia a idéia é permitir que postos remotos acessem diretamente dados sobre criminalidade, o que deve agilizar o atendimento de ocorrências e a tomada de decisões por parte dos oficiais da PM baiana. Antes, os PMs consultavam dados de crimes por rádio, conversando com um operador na central de informações da polícia da Bahia.
A secretaria afirma que optou por uma rede Wi-Fi porque o padrão é mais econômico e funcional em comparação com uma rede por cabos. Muitos dos 60 postos montados no Carnaval são desativados após o feriadão, o que desperdiçava o esforço de cabeamento na capital baiana.(…)”