FLIP sem fio…

Uma experiência com jornalismo e tecnologias móveis na Flip (obrigado Fernando). Vejam a matéria: Pedro Markun e a cobertura móvel da Flip

“No último dia 4 de julho, munido de celulares de última geração, Pedro Markun, diretor geral do site de opiniões Jornal de Debates (JD), embarcou com sua equipe de jornalistas em uma jornada diferente: cobrir um evento de porte internacional utilizando dispositivos móveis. O destino foi a Festa Literária Internacional de Parati, a Flip, cuja edição 2007 aconteceu entre os dias 4 a 8 de julho.

Em entrevista concedida via Skype ao JW – cujo trecho em áudio pode ser ouvido aqui, em nosso Media Center -, Markun contou ao JW como foi essa odisséia e opinou sobre os cenários de conteúdo e cobertura móvel. Leia abaixo:

JW – Recentemente, na Flip, a equipe do Jornal de Debates experimentou uma cobertura via celular. Como foi a experiência?

Pedro Markun – Na verdade essa idéia de fazer alguma coisa utilizando o celular como mídia de produção já era algo que vinha passando pela minha cabeça há algum tempo. E aí, por indicação de uma amiga, chamei para conversar o Paulo Castilho, da TV Cultura, que já tem um trabalho longo de videorreportagem com celular. A gente bateu um papo, ele me passou o contato da Nokia e disse que eles estavam afim de fazer uma coisa com celular. Então eu liguei para a Nokia e propus pra eles a idéia. De uma maneira ou de outra, eu já ia para a Flip com o Jornal de Debates cobrir da maneira que a gente tradicionalmente cobre os eventos, com um videorrepórter que vai com sua PD-170, um jornalista com um microfone e uma pessoa segurando um pau de luz. A Nokia e as outras empresas têm celulares com capacidade de vídeo enorme. Os novos modelos têm uma qualidade técnica surpreendente. Eu pensei: “vamos testar essa nova plataforma”. Fui com cinco jornalistas pra Flip, mandei fazer camisetas do Jornal de Debates, e fizemos essa cobertura móvel. Foi muito interessante essa aventura que tivemos com os celulares, porque, quando você altera um suporte de captação e ela passa a ser um dispositivo que não pesa nem 300 gramas e é do tamanho da palma da sua mão, a mobilidade que você ganha é sensacional, nunca antes se teve essa mobilidade com essa qualidade.”