Posts 2016

Come and Go

Voltando à Salvador e enfrentando as diferenças (ambientais, culturais, econômicas, científicas…) com cuidado, serenidade e calma. Um ano é um tempo que precisa ser digerido com tranquilidade. Tem um período de luto e de renascimento que é preciso cuidar. Mas já estou na ativa com disciplina na graduação e laboratório de pesquisa em ação. Estava com saudade da sala de aula, dos alunos e dos meus pesquisadores. É bom voltar a falar pelos cotovelos na sala de aula ou nas reuniões de pesquisa!

A insegurança, a baixa qualidade dos produtos no supermercado, a deselegância e falta de educação das pessoas, o trânsito desorganizado, o péssimo transporte público, o barulho constante  e o preço caríssimo das coisas é difícil de se acostumar, mas com o tempo, infelizmente, voltamos a achar que isso é assim mesmo e vamos esquecendo. Já conhecemos isso. Nada vai mudar tão cedo e o melhor a fazer é mesmo tentar se readaptar e não resistir muito, só um pouco ! ;-))

Difícil mesmo está sendo digerir o golpe e o retrocesso político do país, conviver com imbecis, ignorantes políticos e fascistas que perderam a vergonha de tornar explícito a violência da sua estupidez. Difícil está sendo ver de perto o desmonte do país (da saúde, da cultura, da educação, dos diretos trabalhistas, das causas das minorias…) e a inacreditável discussão de pautas retrógradas e burras com questões desprezíveis como por exemplo o “Escola sem Partido”. Em qualquer país sério isso não seria sequer cogitado!

Unknown

Do calor sentia falta, das mazelas sociais não, mas nos acostumamos. A energia positiva das pessoas nos contamina e ajuda. É bom estar de volta para perto dos amigos e da família. Mas está muito difícil mesmo viver e estar imerso nesse estado devastador, incompetente, corrupto e desleal do atual governo. Se já destruíram tanto em tão pouco tempo, tenho até medo de imaginar o que vem pela frente com o golpe parlamentar do impeachment já consumado.

Uma coisa é acompanhar as notícias e as reações das pessoas pelas redes sociais, à distância. Outra é estar de volta, sentindo de perto os acontecimentos.

Mas tirando isso, ainda assim é bom estar de volta. ;-))

My Dublin

Chegando ao fim do meu período dublinense (setembro 2015 – julho 2016), publico aqui um mapa indicando os lugares que mais gosto ou frequentei na cidade (com algumas poucas dicas de Gallway, Waterford ou Cliff of Moher). Não é um mapa de pontos turísticos de Dublin, mas um registro dos “meus lugares”. Ele poderá servir como guia de visita. Alguns pontos indicados certamente interessarão a muitos, outros não (por isso chama-se “my Dublin”). De toda maneira, espero que ele possa ajudar quem vem visitar ou morar na cidade (ou quem já mora). E fica o registro. Continuarei atualizando o mapa (ainda estou por aqui) se vier a conhecer outros lugares ou se me lembrar de algum ainda não mapeado.

Ciberpolítica

ciberpolítica-jamil-marquesMais um livro da coleção Cibercultura, parceria da Edufba com o Lab404 é lançado: “Ciberpolítica – Conceitos e Experiências”, de Francisco Paulo Jamil Marques.

O objetivo do livro é apresentar, de forma introdutória, alguns dos conceitos e casos mais relevantes de uso político da comunicação digital.

Acesse o livro de graça na seção Ebook no site do Lab 404 ou o Repositório Institucional da UFBA.

Come and Go

GPS Writing in Dublin.

8 hours walking, 21,4 km, 27.743 steps, 9 km with words “Come and Go!”. Inspired by homonymous Samuel Beckett’s play!

Data:

Sun May 29 2016, Points: 1593, Length: 9.06 km, Duration: 1:54:23, Moving: 1:30:35,, Stopped: 23:48, Mx. Speed: 18.3 km/h, Av. Speed: 4.8 km/h, Elev. High: 26 m, Elev. Low: -14 m, Tot. Desc: 31 m, Tot. Asc: 45 m, Moving Sp: 5.5 km/h, Av. Pace: 12:38 min/km, Mov. Pace: 10:58 min/km (Powered by GPSKit)

Continue reading Come and Go?

Smart City in Brazil

 

Smart Cities in Brazil. Experiences under way in Búzios, Porto Alegre and Rio de Janeiro. Revista Comunicação Midiática, vol. 10, n. 3, dez. 2015

In contrast to the more aggressive BRICS countries, like China or India, the smart city phenomenon is still in its infancy in Brazil. In this article we present the experiences of three urban areas: Búzios, Porto Alegre and Rio de Ja- neiro. As well as describing and analysing these three Brazilian experiences, the article proposes a global model for smart city projects, based on “Conception,” “Organisation” and “Action,” and advocates the use of Actor-Network eory (ANT) (LATOUR, 2005) as a useful theoretical framework for analysing this phenomenon.

Keywords: Smart cities; actor-network theory; communication

Le Monde – Whatsapp Brasil

Dei uma entrevista ao Le Monde sobre o caso da suspensão do uso do WhatsApp no Brasil. Aqui a matéria no site do jornal e abaixo a entrevista na íntegra para a jornalista Morgane Tual. Só vi a matéria na semana passada. Fica o registro.

Continue reading Le Monde – Whatsapp Brasil?

Jogos Locativos e Crítica

jogos-locativos_luiz-adolfoMais duas publicações disponíveis:

O meu artigo “Contra a crítica abstrata. Tréplica a Francisco Rüdiger”, publicado no último número da revista Matrizes/USP.

O e-book Jogos Locativos de Luiz Adolfo Andrade da coleção Cibercultura do Lab404/EDUFBA.

IoT no Estúdio Móvel – TV Brasil

Screen Shot 2016-05-02 at 21.28.15

Estarei hoje no Estúdio Móvel (@estudiomovel) da TV Brasil (@TVBrasil) falando de IoT. Minha participação foi por Skype, de Dublin. O programa vai ao ar na TV Brasil às 19:30, reprise às 00h30. Na internet pode ser visto pela webtv. E para memória, o programa fica armazenado aqui. Abaixo trecho retirado do site da TV Brasil:

Continue reading IoT no Estúdio Móvel – TV Basil?