Blog de casal egípcio, Manal (a mulher na foto) e Alaa, “Manal ans Alaa’s Bit Bucket”, ganha o prêmio especial Repórteres sem Fronteiras no concurso da D. Welle.
Júri protesta contra a censura chinesa. Vejam release após a reunião do júri em Bonn, Alemanha.
Deutsche Welle International Weblog Awards 2005:
Júri protesta contra censura de blog chinês
Blog egípcio “Manal ans Alaa’s Bit Bucket” é o vencedor do Prêmio Especial Repórteres sem Fronteiras?
Divulgação do resultado será antecipada em virtude da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação na Tunísia
Os 12 membros do júri internacional do Deutsche Welle International Weblog Awards condenaram unanimemente o bloqueio do weblog “Wang Yi’s Microphone” e cobram a suspensão imediata da medida pelas autoridades chinesas. Diante da Cúpula Mundial da Sociedade de Informação, que acontece de 16 a 18 de novembro na cidade norte-africana de Tunis e da qual participará uma delegação chinesa, permanecer em silêncio seria sinal de tolerância, informou o júri.
O blog de Wang Yi era um dos três finalistas na categoria Prêmio Especial Repórteres Sem Fronteiras (RSF), entregue pela primeira vez nesta segunda edição do The BOBs. Outro finalista era o blog do juiz tunisiano Mokhtar Yahyaoui. O ganhador do prêmio foi o blog egípcio “Manal and Alaa’s Bit Bucket” (http://www.manalaa.net/).
No dia 24 de outubro, a Deutsche Welle divulgou os weblogs nomeados para a premiação do “The BOBs – Best of the Blogs”, entre os quais estava o site “Wang Yi’s Microphone” (http://zhivago.tianyablog.com) na categoria Prêmio Especial Repórteres Sem Fronteiras. Pouco depois, a agência regional responsável em Hai-Nan bloqueou o acesso à página.
Em seu diário online, o jurista Wang Yi critica freqüentemente a Justiça chinesa. Seu engajamento na luta pela independência da Justiça e pela liberdade de expressão na China foram os motivos de sua nomeação na edição deste ano do evento. “Blogueiros como Wang Yi, que lutam tão abertamente e com tanta coragem contra a censura, merecem a solidariedade e o apoio da comunidade internacional”, disse Guido Baumhauer, editor-chefe da DW-WORLD, a presença online da Deutsche Welle.
Julien Pain, membro do júri do The BOBs e chefe do Internet Freedom Desk da organização Repórteres Sem Fronteiras, salienta: “A atitude das autoridades demonstra o quão claramente o governo chinês se opõe à liberdade de opinião. Há muito tempo, a internet vem sendo censurada e este não é o primeiro weblog a ser bloqueado. Este caso recente mostra a rapidez com que eles reagem à livre expressão na rede. É assustador.”
Para o membro chinês do júri, Zhao Jing, conhecido internacionalmente pelo codinome Michael Anti, a atitude do governo de seu país é um erro. “Weblogs desempenham um papel muito importante na troca de informações e opiniões. O fato do governo chinês censurar e bloquear este desenvolvimento é uma prova de que a China ainda está longe de aceitar a liberdade de opinião.”
O vencedor do prêmio especial da RSG é o site egípcio “Manal and Alaa’s Bit Bucket”. O jovem casal Manal e Alaa tornou-se uma instituição entre os blogs críticos ao regime em seu país, defendendo com afinco a liberdade de opinião, a luta pelos direitos humanos e por reformas políticas no Egito. Além disso, seu blog oferece ajuda prática e espaço em seu servidor para outras iniciativas e weblogs, dando assim uma valiosa contribuição à uma blogosfera engajada e crítica no Egito.
Os ganhadores das demais categorias do concurso serão divulgados “conforme o planejamento inicial” em 21 de novembro de 2005. Ao todo, serão premiados weblogs em 13 categorias e nove idiomas. Simultaneamente, usuários de internet poderão votar em seus favoritos até 20/11/2005 no site do evento.
Fazem parte do corpo internacional de jurados do Weblog Awards da Deutsche Welle especialistas e blogueiros de renome internacional: Hossein ‘Hoder’ Derakhshan (Irã), Lisa Stone (EUA), Ammar Abdulhamid (Síria), Loïc le Meur (França), Yegor Bykovsky (Rússia), Michael Anti (China), André Lemos (Brasil), Jose Luis Orihuela e Ignacio Escolar (Espanha), Konstantin Klein e Jörg Kantel (Alemanha) e Julien Pain (França, Repórteres Sem Fronteiras).
O evento foi feito em cooperação com a organização Repórteres Sem Fronteiras e contou com diversos parceiros de mídia, como Handelsblatt.com (Alemanha), LeMonde.fr (França), Clarín.com (Argentina), Folha Online (Brasil), CBC.ca (Canadá), Shargh Newspaper (Irã), Lenta.ru (Rússia), Iran-Emrooz (Irã), Sina.com.cn e Phoenix TV (China). O Deutsche Welle International Weblog Awards também contou com o apoio do Maritim Hotel Bonn.
http://www.thebobs.com
http://www.dw-world.de