A revista poliTICS, editada pelo Instituto Nupef está disponível. O numero 9, de abril de 2011 traz em destaque o tema Resitência ou Rendição. Meu artigo sobre o uso das mídias sociais nas recentes revoluções nos países árabes, esboçado aqui nesse Carnet, está publicado nesse número. Abaixo apresentação dos editores. Vale a pena conferir!
“Esta edição da poliTICs traz visões plurais e provocativas sobre redes sociais e seu papel nas revoltas populares da Tunísia e do Egito, nos artigos de André Lemos e Becky Hodge. Guilherme Varella e Marcos Dantas nos oferecem, em seus respectivos textos, uma outra perspectiva da resistência cada vez mais urgente nas sociedades contemporâneas: o enfrentamento aos interesses hegemônicos da indústria do entretenimento que, com seu apetite voraz, estão determinados a engolir o interesse público e o direito cidadão ao acesso a bens culturais para digeri-los junto com a parte da propriedade que lhes cabe.
Graciela Hopstein faz um panorama amplo sobre os movimentos de resistência latino-americanos, ajudando-nos a não deixar esmorecer o vínculo entre as lutas que se dão no plano da comunicação e da cultura digital e aquelas que genuinamente originam nossa capacidade de reação frente aos desafios do século 21: as lutas pelos direitos humanos e sociais que fazem parte da história da maioria dos países do continente e que nos trouxeram ao patamar em que estamos hoje, quando falamos em democracia.
Fechando a edição, uma valiosa contribuição de Richard Stallman apresenta de maneira esclarecedora os riscos no uso de software como serviço (SaaS). Parece-nos mais que oportuno terminar esta edição lembrando que a liberdade pela qual vamos às praças – virtuais ou não – também deve ser defendida e praticada nos códigos, arquiteturas e protocolos que elegemos para nossa presença nas redes cibernéticas. Esperamos que você aprecie a leitura, participe e opine.”