Pervasive Games
Estou finalizando um artigo sobre pervasive games, ou melhor, “pervasive computacional games” (PCG). Fiz uma pesquisa exaustiva e encontrei 73 games desde 2000 até 2008. Fiz uma análise dos PCG por ano, país, dispositivos utilizados, tipo de PCG, Tipo de Jogo e redes sem fio utilizadas para o jogo. Abaixo um resumo do artigo que deverá ser publicado em um livro nos EUA (deve sofrer modificações ainda). Segue também a listagem dos PCG.
Do site IPerG
Abstract:
Os Pervasive Computacional Games (PCG) aliam tecnologias digitais móveis e sistemas de localização permitindo uma interface entre os espaços eletrônico e físico para fins de jogo. O lúdico é aqui a forma de espacialização criada com os PCG. Nos interessa mostrar como as novas tecnologias digitais móveis produzem espacialização, particularmente com os PCG. A espacialização se dá pelo uso de tecnologias, sensores e redes digitais móveis (celulares, palms, GPS, AR devices, RFID chips e redes GSM/GPRS, Wi-Fi, Bluetooth, Radio) e do espaço físico por meio de territórios informacionais. Para mostrar esse processo de espacialização, discutiremos os sistemas baseados em localização, as funções “pós-massivas” e a criação de territórios informacionais. O objetivo é analisar, tendo como base a história dos PCG, as formas de espacialização criadas pelos “location based services” e “location-based technologies”. Para tanto iremos rapidamente discutir categorias como jogo, espaço, lugar e território, propor o coneito de “territorios informacionais” e de “funções pós-massivas” e no final analisamos 73 PCG (de 2000 a 2008) buscando identificar as formas de espacialização. Veremos que os PCG produsem territórios informacionais com fins de jogo, criando, temporariamente, heterotopias: 1. o uso do espaço físico para o jogo (hunt e chase são maioria); e 2. a relação entre o espaço físico e o espaço eletrônico, sendo hegemônicos os PCG de tipo LB.
Listagem dos Pervasive Games por ano
2000
1.Pirates! by Nokia R.C / PLAY R.Studio
2.BotFighters by It’s Alive
3.ARQuake by University of South Australia
2001
4.Cutlass – Treasure Hunt by DCAProductions
5.Geocaching, by Groundspeak Inc.
6.Mad Countdown by Playbe
7.The Go Game by Wink Back, Inc.
2002
8.Urban Challenge by Verizon Wireless
9.Environmental Detectives by MIT
10.NodeRunner by Y. Gitman, C. Llarena
11.Can you see me now? by Blast Theory
2003
12.Undercover 1 e 2 by YDreams
13.Savannah by NESTA Futurelab
14.Uncle Roy All Around You by BlastTheory
15.Mogi by NewtGames
16.Mystery at the museum by MIT
17.SupaFly by It’s Alive
18.Senhor da Guerra by nTime
19.GunSlingers by Mikoishi Studios
2004
20.Operation Urban Terrain by Opensorcery
21.The Journey I&II J. Andreas Reinhard
22.GeoPoker, by GPS Games
23.Songs of North by The U of Tampere
24.Digital Street Game, Fiasco by Intel/NYU
25.Final Fantasy VII by Square Enix
26.Treasure Hunt by Treasure Hunt Mob.
27.Conqwest by area/code and SS+K
28.Decay Watch by WaveMarket
29.Spacerace by Comneon Electronic
30.Pac-Manhattan NYU
31.I Like Frank in Adelaide by BlastTheory
32.CatchBob! by N. Nova, F. Girardin
33.Navigate the Streets by Level 28 Brands
34.Swordfishby Blisterent
35.Vienen Por Ellas by Telefonica
36.HumanPacman by Mixed Reality Lab
37.Demor-Audiogame by Utrecht School of the Arts
38.NetAttack by Fraunhofer FIT
39.CitiTag by HP Labs
2005
40.GeoTicTacToe
41.Prosopopeia Bardo 1 “Där vi föll by iperg
42.Monopoly Live by Hasbro
43.Hitchers by iperg
44.Kejsartemplet by iPerg
45.Agaju: The Sacred Path
46.Backseat Playground by J. P. Bichard
47.CityPoker
48.Hot Potato by iPerg
49.Frequency 1550 by Waag Society
50.The Drop by Intel
51.Feeding Yoshi, University of Glasgow, UK
52.Seamful Game, University of Glasgow
53.Tron by Tom Winkler
54.Raygun by Glofun
55.Torpedo Bay by Blister Entertainment
2006
56.The Shroud by Your World Games.
57.Day of the Figurines, by Blast Theory
58.Prosopopeia Bardo 2 , Momentum, by iPerg
59.Coup by iPerg
60.Geoquiz, by iPerg
61.Insectopia by iPerg
62.Epidemic Menace IperG project
63.TimeWarp, ipCity Project
64.Colors by Indie Studio
65.Alien Revolt bt M1ND Coorporation
2007
66.Rider Spoke Blasttheory, iperg
67.Mythical: The Mobile Awakening by iPerg
68.Interference by iPerg
69.Snap2Play by Mosaic
70.Mobile Chase by Bauhaus Univ.
71.Mobile Hunters by HIPnTASTY
2008
72.City Slikkers by PoroCuty Media, AL, e Virtual Logic System, IN
73.GPS Mission by Orbster GmbH