TV 3G

TV 3G

Pots do JORNALISMO MÓVEL [mobile journalism] mostra o início da telefonia 3G no Brasil e o uso jornaliístico dos celulares para cobertura de fatos e produção de notícias nas TVs. Concretiza-se assim, como tratei em artigo recente, os celulares como verdadeiros DHMCM.

Trechos do post e vídeo.

“O jornalismo da TV Band fez hoje a primeira transmissão ao vivo direto de um celular com tecnologia de terceira geração (3G), a banda larga da telefonia móvel. A partir de agora os repórteres da emissora utilizarão o dispositivo para transmitir em tempo real e utilizar como plataforma de produção. Uma parceria com a operadora TIM foi firmada para o uso neste sentido. A TIM lançou hoje o seu serviço de rede 3G em seis capitais (Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador. São Paulo e Rio entram posteriormente após liberação da Anatel. A velocidade prometido para a rede 3G da Claro pode chegar a 7 Mbps.”

Como nota Firmino no post, não foi a primeira trasnmissão ao vivo já que desde o ano passado a TV Jornal de Recife utiliza celulares para emissão. Vejam mais detalhes no post.