Smart Mobs do mal…

Guerrilha causada pelo PCC usa tecnologias móveis para se organizar e causa pânico e mortes em São Paulo…agora, com atraso de mais de 3 anos, a Anatel e operadoras vão cortar sinal em presídios:

“Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de celular definiram durante reunião nesta quinta-feira que vão cortar o sinal enviado para aparelhos celulares da região dos presídios paulistas de Avaré, Presidente Wenceslau, Iaras, Araraquara, São Vicente e Franco da Rocha, conforme a decisão do juiz Alex Tadeu Monteiro Zilenovski, do Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária de São Paulo (Dipo). Em nota, a Anatel diz que o corte do sinal será feito de maneira “excepcional e temporária” pelo prazo de 20 dias.”

Vemos aqui como essa coordenação a partir das tecnologias móveis sem fio (o que caracteriza uma smart mob) permite uma forma de “mobilidade” em meio à imobilidade dos presos nos presídios. Trata-se de uma desterritorialização, fuga, em meio a uma territorialização dos corpos pelo controle penitenciário. Sobre isso ver meu artigo no link ao lado…