rue89

Vejam o blog jornalístico independente, Rue89, criado há dois meses por jornalistas saídos do Libération. Segundo matéria do Observatório da Imprensa, o Rue 89 já pauta a grande imprensa, apresenta furos e dá voz aos internautas. Para mais infos ver a boa entrevista com o idealizador, Pierre Haski, aqui. Obrigado Afonso!

Trechos da entrevista:

“O conceito da rua corresponde ao que queremos fazer do site: um lugar de passagem, de encontros, de trocas e de discussão. Gostamos da idéia de dar um número, como numa rua de verdade, e o 89 se impôs como o mais significante, remetendo ao mesmo tempo às revoluções libertárias (1789, a revolução francesa, e 1989, a queda do muro de Berlim) mas também tecnológicas (1989 é o ano do nascimento do world wide web) que levaram ao que nós chamamos hoje de “revolução informática”.

“Saímos de Libération depois de muitos anos (25 anos no meu caso!) para tentar uma nova aventura. Os quatro fundadores que vêm de Libération (Pascal Riché, Laurent Mauriac, Arnaud Aubron e eu) éramos blogueiros. Pascal e Laurent eram correspondentes nos Estados Unidos, Arnaud escrevia sobre droga e eu era correspondente na China. Isso nos deu vontade de ir além na experimentação do jornalismo online. Pareceu-nos mais interessante criando uma mídia 100% internet que no contexto de uma mídia tradicional, na qual o site é apenas um elemento de uma estratégia mais vasta, submetida a compromissos permanentes com outros setores da empresa.”