Pesquisa

2015-2017 – SALVADOR DASHBOARD – PROJETO UNIVERSAL FAPESB – EM AVALIAÇÃO

Este projeto tem por objetivo criar um Salvador Dashboard, colocando em sinergia questões relativas aos principais temas em discussão atualmente sobre cidades e tecnologias de informação e comunicação (TIC): cidades inteligentes, internet das coisas, computação nas nuvens e big data. Estes temas estão em discussão e já foram objetos de artigos, dissertações de mestrado e doutoramento no Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, do PPGCCC/FACOM-UFBA, proponente principal (ver http://gpc.andrelemos.info/blog/teses-e-dissertacoes/, http://gpc.andrelemos.info/blog/producao/). O objetivo central da proposta é de construir um SALVADOR DASHBOARD oferecendo informações em tempo real sobre diversos aspectos da vida urbana na cidade da capital da Bahia.

2015-2016 – ESTÁGIO SÊNIOR NO EXTERIOR

De setembro de 2015 a agosto de 2016 no Programmable City da Nacional University of Ireland, Maynooth, coordenado pelo prof. Rob Kitchin. O objetivo é de desenvolver o projeto de pesquisa em andamento (“A Comunicação das Coisas. Internet das Coisas, Big Data, Smart City e Teoria Ator-Rede” – Bolsa PQ-1A, CNPQ, 2014-2019) e articular projetos e pesquisas conjuntos que possam ampliar a cooperação acadêmica entre os laboratórios de pesquisa envolvidos. Parte do estágio será feito no “Centre for Interdisciplinary Methodologies (CIM)” , das área de Ciências Sociais da University of Warwick, em Coventry, Inglaterra. O CIM é dirigido pela professora Celia Lury. Há vários projetos que discutem as novas formas de relacionamento dos objetos, as mídias, as formas contemporâneas de comunicação e as teorias sociais.

2015 – COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL – NEWTON FUND – AUGMENTED URBANITY AND SMART TECHNOLOGIES: HOW “SMART” ARE OUR CITIES BECOMING?

Vencedor do edital NEWTON FUND (UK). Reúne pesquisadores das Universidades de Durham e Plymouyth no Reino Unido e da PUC-PR e FACOM-UFBA para discutir o tema das “cidades inteligentes”. Início – 01 de Janeiro de 2015. Duração – 12 meses – Pesquisadores envolvidos – Simon Marvin e Andres Luque, do Departamento de Geografia da University of Durham, Alessandro Aurigi, da Faculdade de Artes e Humanidades da Plymouth University, Rodrigo Firmino e Fábio Duarte do Programa de Pós- Graduação em Gestão Urbana da PUC-PR e André Lemos e André Holanda, do LAB404 do Programa Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA. We intend to work in two interconnected research areas – smart technologies and smart cities -, both important to understand the enormous urban transformations in the past two or three decades. These areas are grounded on our experiences as researchers, reflected in books, peer- reviewed publications, and conferences.

2014 – 2019 PROJETO DE PESQUISA – BOLSA PQ, CNPQ. A COMUNICAÇÃO DAS COISAS. Internet das Coisas, Big Data e Smart Cities

O interesse da pesquisa é discutir a Teoria Ator-Rede (TAR) e a Filosofia ou Ontologia Orientada a Objetos (OOO) no campo das mídias digitais em particular, e das teorias da comunicação em geral.  O objetivo é investigar essas capacidades comunicacionais pela TAR e OOO a partir de projetos de IoT, Big Data e Smart Cities.  A ideia central do projeto é analisar as novas associações criadas por mediadores não-humanos em projetos de IoT, Big Data e Smart Cities e mapear as suas principais controvérsias.

Situação: Em andamento.