LoJo and Mojo

LoJo e Mojo

Mais um exemplo de Locative Journalism (LoJo), com navegação por fotos, vídeos blogs, e artigos ao redor do mundo. É o TimeSpace: World do Washingtonpost.com (olhando agora só havia 15 artigos e 43 fotos – o que acho muito pouco). Essa notícia me chegou pelo Twitter do Palacios e está publicada no blog Jornalismo e Internet.


NYT e Google Earth

Já havia falado em palestras e postado no Carnet sobre Lojo, principalmente sobre o acordo entre o NYT e o Google Earth, para notícias locativas (há uma aba NYT no GE e notícias são atualizadas de 15 em 15 minutos), o everyblok, . Esse é um tipo de uso de localização para veicular notícias. Há outras experiências com o jornalismo locativo ou hiperlocal. Vemos aqui mais um exemplo do importância do lugar na atual fase da cibercultura com os serviços e tecnologias baseados em localização (LBS e LBT).

No que se refere ao jornalismo e as tecnologias móveis podemos criar a seguinte tipologia: Jornalismo Locativo (LoJo) e Jornalismo Móvel (MoJo). Acredito que em pouco tempo estaremos assistindo a uma grande quantidade de experiência fundindo os dois tipos. O “Mojo” usa as redes sem fio e dispositivos móveis e ferramentas da Web 2.0 para produção, consumo e distribuição (em blogs, micro-blogs, live-streaming, bluetooth, smartphones, palms, GPS) de notícias em plataformas móveis. O exemplo mais recente é o uso de QRCodes pelo Jornal A Tarde como forma de ampliar conteúdo do jornal impresso por telefones celulares. Vejam a esse respeito o post do blog Jornalismo Móvel.

Podemos definir o “LoJo” (também chamado de jornalismo hiperlocal) como a produção jornalística utilizandos tecnologias e serviços baseados em localização. Como exemplos temos tanto esse tipo de mapeamento (do Washington Post ou NYT), mas também experiências mais radicais com o uso de telefones celulares, GPS, mapeamento e sistemas de live broadcast com vídeo (como Qik ou Seero). Há também projetos comunitários como EveryBlock ou The Organic City (todos já comentados neste Carnet). O primeiro clama por “a news feed for your block” e o segundo por “storytelling in your community”. Para saber mais sobre Lojo vejam os links do LoJoConnect,