Dorkobot Salvador

Dorkbot, Upgrade e Interferência Ambiental (PIA) e Coletivo Virtual agitam o sábado, dia 19/05, em Salvador.

Vejam a chamada e a programação:

Dorkbot Salvador neste sábado, 19 de maio,19h., na Feira Hype do ICBA. Baseado no conceito “Pessoas fazendo coisas estranhas com eletricidade,” o Dorkbot é um evento que ocorre em diversas cidades do mundo; não é um fórum formal para artistas darem palestras, mas sim, uma chance para diversas pessoas terem conversas sobre idéias interessantes.

:: Upgrade Salvador e Choque elétrico. Uma rede emergente internacional de núcleos autônomos unidos pela arte, tecnologia e o compromisso com o multi-culturalismo. Sua estrutura não-hierárquica e descentralizada garante que o Upgrade! (1) funcione de acordo com interesses locais e seus recursos disponíveis; e (2) reflete o atual engajamento criativo com tecnologias de ponta. Enquanto núcleos individuais apresentam projetos em novas mídias debruçam-se sobre uma crítica informal e estimulam diálogo e colaboração entre artistas individuais, Upgrade! Internacional funciona como uma rede online, global, que se agrupa anualmente em diferentes cidades para se encontrar, apresentar arte local e trabalhar na agenda do ano seguinte.

O Programa de Interferência Ambiental (PIA) é a linha de artes visuais do Instituto CUCA da UNE . O PIA possui participação de artistas e coletivos de diversos estados brasileiros (BA, CE, ES, MG, RJ, RS, SP…) que trabalham com interferências, priorizando as interferências urbanas. O PIA acredita na importância da priscila1.jpgformação técnico/teórica e discussões pertinentes à atuação do Programa, assim, desenvolve também eventos com oficinas e debates. Com uma forma de atuação bem particular, o PIA, desde 2001, quando surgiu, vem se articulando entre seus integrantes, principalmente via internet. As propostas dos artistas são enviadas via e-mail e executadas por outro integrante do programa. Geralmente é feito o registro de todo o processo da intervenção e as imagens são enviadas ao seu idealizador. Isto, quando o autor do trabalho não pode estar presente. Lembrando que o “ambiental” é relacionado ao nosso ambiente, à ambiência, não somente à ecologia.

:: Coletivo virtual é “a cola” dos retalhos sonoros e visuais. Une dados caóticos da Internet, para transformá-los em arte. Junta as peças do quebra-cabeça, conferindo a cada pedaço, a cada loop, um sentido, um significado. O COLETIVO estende suas ações para a criação, e toma consciência, no momento do ato de apresentação, de que nada que é inventado pertence a uma pessoa, ou uma organização.Tudo que temos hoje em dia é derivado do estudo, esforço e às vezes sorte de toda uma humanidade que passou atrás de nós. Portanto o conhecimento não deve ser retido, deve ser dividido. Porque do conhecimento deriva a criação. Vai ser uma experimentação virtual: André Stangl, aqui em Salvador, e Bete, desde São Paulo.

Envie sua proposta de participação para os próximos eventos. Chamamos artistas, programadores, engenheiros, hackers, videomakers, músicos, blogueiros, dançarinos, etc. que estão fazendo “coisas estranhas com eletricidade” para participar. Envie uma proposta de apresentação com um ou dois parágrafos explicando seu trabalho a ser apresentado. Geralmente são 2 ou 3 apresentações pré-definidas de 20-30 minutos cada e algumas apresentações curtas do público.

email de contato: dorkbotsalvador@gmail.com