Cibersociedade

III Congreso Online del OCS “Conocimiento Abierto, Sociedad Libre”

Com mais de 4.000 participantes começou dia 20 de novembro a terceira edição do Congresso Online do Observatório para a Cibersociedad (OCS), que leva por título ?Conhecimento Aberto, Sociedade livre?. Durante treze dias eles debaterão na sede virtual do encontro sobre as dimensões sociais e culturais nos processos de implantação das novas tecnologias da informação e a comunicação.

Tendo Vinton G.Cerf no seu Comitê de Honra e entre seus palestrantes Pierre Lévy (que pode ser ouvido em vídeo) o III Congreso Online del OCS “Conocimiento Abierto, Sociedad Libre”, é provavelmente o maior congresso já realizado na Internet e certamente o maior evento internacional dedicado ao tema da Cibersociedade.

Os debates estão articulados em torno de mais de 500 comunicações apresentadas em cinco eixos temáticos com um conteúdo central: 1) Política e Mudança Social, novos modelos e transformações geoestratégicas na (ciber)sociedade; 2) Identidade em grupos sociais, aproximações e propostas socioantropológicas; 3) Comunicação e cultura, criação, gestação da cultura e meios 4) Educação e aprendizagens, O papel da formação, a alfabetização e as iniciativas de inclusão sócio-digital; 5) Crítica e inovação, utopia, teoria e realidade da (ciber) sociedade do futuro.

Com seus congressos anteriores o Observatório de la Cibersociedad, além da realização períódica do Congresso, se transformou em uma das maiores referencias internacionais sobre o tema, mantendo diversas publicações, um importante acervo de artigos, enquetes e resenhas, e organizando atualmente um banco de teses. Suas atividades envolvem pesquisadores acadêmicos, ONGs e tecnólogos que trabalham com as transformações em curso, impulsionadas pelas novas tecnologias.

Para participar e ter acesso gratuitamente a todos os foruns do Congresso basta se cadastrar. Desejando a documentação e as atas do congresso, só neste caso será necessário o pagamento de uma taxa.

(E-mail do Nilton Santos, pesquisador da Fiocruz)