2nd Inclusiva. Digital Networks and Physical Space

2nd Inclusiva. Digital Networks and Physical Space

Ontem no 2nd Inclusiva tivemos a sessão de comunicações começando como “Inteligencia artificial y la semántica del espacio (virtual)” de Joaquin Borrego Díaz (Grupo SemanticVille) da Universidade de Sevilla. Díaz explanou sobre IA e web 2.0 com pouca ênfase sobre a relação espaço/redes digitais.

Na sequência “Mapping Projections: Interactions between the spaces of the map” de Sadhna Jain, do London UCL/ Centre for Advanced Spatial Analysis (CASA). Jain falou sobre a relação entre mapas, interfaces, subjetividade e representação. Citou alguns exemplos de mapas imaginários e de desenhos com GPS.

No final a Lecture de Julian Oliver, “CartoFiction: Maps, the Imaginary and GeoSocial Engineering”. Oliver é artista da Nova Zelândia e trabalha com mapas e cartografias. Fez uma exposição sobre o imaginário e a política da cartografia. O mais interessante foi mostrar como os mapas distorcem e constroem a realidade. Atualmente o Google Earth/Maps produz a realidade através de seus mapas. Ele mostrou como Papunya, na Austrália é apenas um ponto (embora nem exista em mapas impressos, acho eu) e como as imagens de New Orleans foram alteradas para imagens pré-Katrina, como as ruas de Baghda não correspondem a realidade e como foi realizada uma “limpeza seletiva” do mapa de Basra. Isso mostra formas de poder e controle atuais com os mapas digitais.

Na saída, essa instalação na Plaza de las Letras, “Entramado – Plaza de Luz” de Pablo Valbuena.

Falo hoje a tarde e coloco aqui o texto e imagens…

Programa de hoje:

5:30pm

Papers presentations:

Eversion and Locative Media (Jeff Knowlton)

Locative media and informational territory (André Lemos)

Invisible Landscapes (Liva Dudareva)

7.30pm – 9pm

Lecture by Lalya Gaye: Locative Audio: Sound and Mobility in Urban Space