Mapeando Terreiros
Post do Jornalismo & Internet, por Marcos Palacios, mostra um mapeamento bastante completo dos terreiros de Salvador: o projeto Mapeamento dos Terreiros de Salvador. O post aponta algumas das carcterísticas de geográficas de Salvador e a força da cultura negra local. Interessante forma de representação visual de uma das mais importantes manifestações culturais do povo baiano. Um uso local da potência das mídias locativas (há localização, fotos, textos…). Seria interessante, no futuro, adicionar vídeos, entrevistas, etc.
Depois do mapeamento dos hotspots em Salvador do projeto WiFiSalvador, do Grupo de Pesquisa em Cibercidade, esse parece ser o segundo tipo de mapeamento (e os dois sob o amparo da UFBA) usando o Google Maps na cidade (se estiver errado, e conhecerem outros, por favor me avisem!)
Vejam trechos
“Foi lançado hoje um mapaeamento disponível na Internet de todos os Terreiros de Candomblé em Salvador.
Buscas podem ser feitas por Nações, por Regentes e por Bairros de Salvador. (…) As Secretarias Municipais da Reparação e da Habitação, em parceria com o Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, realizaram um grande pesquisa sobre as religiões de matrizes africanas na cidade do Salvador. O objetivo foi conhecer os terreiros da nossa cidade: saber quantos são, onde estão localizados, suas condições de documentação, regularização fundiária e infra-estrutura, entre outros aspectos sócio-culturais e demográficos. A Coordenação Geral dos trabalhos foi do Prof. Jocélio Teles dos Santos. O site traz uma impressionante qualtidade de informações sobre o assunto.”