Estamos agora começando a mesa sobre “Aspectos filosóficos e sociais do Software Livre”, no evento III Semana de Software Livre, na Faculdade de Educação da UFBa. O auditório está lotado e a mesa é composta pelos professores Edvaldo Couto – GEC/FACED/UFBA (moderador), Tamara Benakouche – UFSC, Pedro Rezende – UNB e eu mesmo. É possível acompanhar o evento online aqui.
Vou tratar dos princípios colaborativos da cibercultura, da história da inclusão que começa com a escrita e a capacidade de ler e escreve para poder exercer a cidadania na Grécia antiga, das mídias de massa onde incluir passa a ser saber ler criticamente os conteúdos, e a atual dinâmica da cibercultura onde, desde 1970 o lema é computadores para todos. Agora temos que insisitir em trazer o debate da inclusão para a produção efetiva de conteúdo. E o desenvolvimento dos softwares livres é um exemplo dessa nova fase da “inclusão” aos artefatos técnicos e processos midiáticos. Para um debate sobre o tema ver meu artigo sobre “modelos de inclusão digital”.
Acabei de ver no G1 que Bill Gates e Steve Jobs vão participar juntos da conferência D: All Things Digital , dia 30/05. Vão discutir o futuro da indústria tecnológica. O debate sobre software livre deve estar na pauta.