Artigo publicado na revista Comunicação e Informação.
Bastos, G; Lemos, A. A Influência das Plataformas Digitais no Trabalho dos Beatmakers de Hip-hop de Salvador. In Comun. & Inf., Goiânia, GO, v. 25, p. 93-113, 2022. e-ISSN: 2317-675X
Link para pdf.
Resumo: O presente artigo busca entender qual o papel das materialidades digitais das plataformas de streaming de mÚsica e redes sociais (Spotify, SoundCloud e Instagram) no processo de composição de beats de hip-hop e na rotina de trabalho como um todo dos beatmakers de Salvador, Bahia. Através de análises descritivas dessas plataformas e de entrevistas com os mÚsicos, buscamos apontar para algumas evidências que revelam a influência do fenômeno da plataformização na mÚsica e nas mecânicas de trabalho desses artistas. Como conclusão, afirmamos que o trabalho dos beatmakers só pode ser entendido se levarmos em consideração as transformações causadas pelos processos de plataformização da produção musical. Os mÚsicos tiveram que aprender a utilizar as gramáticas materiais dessas plataformas para veicular e vender suas mÚsicas.
Palavras-chave: Plataformização. MÚsica. Trabalho. Beatmakers. Hip-hop.
Abstract: This article seeks to understand the role of digital materialities in music streaming platforms and social networks (Spotify, SoundCloud and Instagram) in the making of hip-hop beats and in the work routine of the beatmakers of Salvador as a whole. Through descriptive analysis of these platforms along with interviews with musicians, we seek to indicate some evidences that reveal the influence of the platformization phenomenon in music and in the mechanics of these artists’ work. In conclusion, we affirm that the work of these beatmakers can only be understood if we take into account the transformations caused by the processes of platformization of music production. The musicians have to learn to use the material grammars of these platforms to share and sell their music.
Keywords: Platformization. Music. Labour. Beatmakers. Hip-hop.