E hoje esse Carnet faz 5 anos de existência…

É um trabalho constante e um prazer manter esse Carnet, ao mesmo tempo como um blog e como um sítio onde torno disponível um pouco do meu trabalho. O formato blog me permite maior liberdade de escrita, atualização constante e emissão aberta. O sítio é um locus de armazenamento. O exercício de atualização é um exercício constante. Depois de um tempo, o blog passa a fazer parte das tarefas do dia a dia…algo até um pouco viciante…e o bom é escrever sabendo que podemos ou NÃO ser lidos…Aqui é um lugar de emissão e um pouco a minha casa eletrônica.

Com diz Schopenhauer em “Sobre o Ofício do Escritor” existem dois tipos de escritor: “os que escrevem por amor do assunto e os que escrevem por escrever”. Para o filósofo estes escrevem por escrever (pelo dinheiro), aqueles, por terem algo a dizer. No caso aqui, a escrita situa-se nos dois sentidos: escrevemos (os blogueiros em geral) pelo prazer de escrever (na maioria das vezes sem ganhar nada, e sem ter um leitor massificado garantido) e também por acharmos (embora não haja nenhuma garantia disso) que temos algo a dizer.

Os blogs tornaram-se um fenômeno social planetário nesses últimos 5 anos. Surgiram blogs de todos os tipos: jornalísticos, políticos, artísticos, pessoais…em áudio, foto ou vídeo…coletivos, individuais, institucionais, acadêmicos…o fenômeno ainda está em expansão. Quando comecei a escrever esse Carnet, muitos me disseram que isso não passava de uma moda, que eu nunca conseguiria mantê-lo atualizado e que, rapidamente, essa nova ferramenta de publicação seria substituída por um outro “brinquedinho”. Erraram feio! Hoje temos a criação de um blog a cada segundo…um crescimento gigantesco e exponencial…

Espero, para os meus poucos leitores, e para o meu próprio prazer, continuar aqui por mais 5 anos no mínimo.

Vejam a foto dos primeiros post no dia 01/03/2001…uma citação do Paul Auster para começar e dar sorte…