Vejam a proposta do Bookapps Tweetbook Service de criar livros impressos a partir dos posts no Twitter. O impresso é pago e estiloso. Mas se você não quiser o impresso, eles enviam um link para o arquivo em PDF por email de graça.
O Twitter é um sistema de microposts, é fluido e efêmero. No entanto, pode ser interessante ter esse registro histórico com as ideias, links, pensamentos, brincadeiras que compartilhamos com as pessoas que nos seguem durante algum tempo. Vemos aqui a trajetória de uma escrita curta, em meio eletrônico, que funciona quase que como uma conversação, em direção ao impresso, fixando-se em páginas ou transformando-se em e-book. E é um retrato de um fluxo já que podemos pensar que quem faz o livro vai continuar a usar o Twitter. Assim, o livro precisaria de novas atualizações, ou “volumes”, assim que for impresso ou digitalizado como e-book.
Bom, depois da ficção @Reviravolta, escrita pelo Twitter, resolvi testar o sistema e fazer o meu livro de “tweets” (@andrelemos) em PDF e em MOBI para usar no Kindle. O sistema, infelizmente, não pode ler todos os meus tweets desde abril de 2007, quando começei a usar o Twitter, e compilou apenas metade deles (dava sempre erro de importação), aqueles de 24 de dezembro de 2009 até hoje, 30 de julho de 2011. Mais de 3 mil tweets. A escolha da data de inicio foi do sistema, não minha. E no final do livro, há um index de #hastags, das @pessoas citadas e um gráfico com a quantidades de tweets enviados por mês durante todo o período. Tudo feito de forma automatizada pelo sistema.
Tente o seu!