Birthday

Birthday


Anotação urbana em Edmonton, Canadá, 2007.

E hoje esse Carnet de Notes faz 8 anos. Ele foi criado em 01 de março de 2001 quando os blogs ainda eram totalmente desconhecidos do grande público (eles foram “inventados” em 1999-2000) e poucas pessoas no Brasil usavam essa ferramenta de publicação. Ela se transformou, paulatinamente, em uma caderno de notas mundial.

Os blogs têm hoje diversas colorações (literária, acadêmica, jornalística, política, pessoal…) e se caracterizam como publicações abertas, constituindo redes sociais planetárias (cujo conjunto chama-se “blogosfera”), livres e democráticas, dando vozes a quem quiser se expressar. Cria-se, assim, uma verdadeira esfera mundial de conversação. Essa democratização da palavra pública não significa, apenas, que “qualquer um” possa dizer “qualquer coisa”, isso é verdade e ótimo para a democracia, mas emergem, também, pensamentos complexos, idéias inovadoras, escritas rebuscadas, novas formas de arte e política. Fora do controle dos mass media, as novas funções pós-massivas dos blogs (emissão livre, conexão e reconfiguração) colaboram, sem sombra de dúvidas, para um enriquecimento da esfera comunicativa e, logo, da política mundial.

Vejam, a esse respeito, o que escreve Robert Cottrel, na The Economist (“O Mundo em 2009”, dez 2008-jan 2009), sobre os intelectuais políticos/públicos e os blogs. Com certeza podemos dizer a mesma coisa da situação aqui no Brasil:

“A elite dos intelectuais públicos geralmente se expressa por meio de canais mais sofisticados da mídia, como o New York Times, a Foreign Afaire, a New York Review of Books, a BBC. Mas o surgimento dos blogs fez esse mercado ficar consideravelmente maior e mais confuso. Um detrator poderia dizer que qualquer um pode ser blogueiro e que qualquer coisa pode ser um blog. Entretanto, a nata dos blogueiros inclui acadêmicos e críticos cuja produção os qualificaria indiscutivelmente como intelectuais públicos. Por exemplo, Tyler Cowen, Daniel Drezner, James Fallows, Steven Levitt, Lawrence Lessig e Andrew Sullivan. Na verdade, seria justo dizer que se você possui a agilidade mental e a construção vigorosa das frases necessárias para ser um intelectual político de sucesso, então é um blogueiro por natureza“.

Espero, humildimente, com esse Carnet, publicizar pesquisas que desenvolvo com verbas públicas e poder ajudar no desenvolvimento de uma massa crítica que pense a cibercultura no Brasil.

Primeiro Post do Carnet de Notes: pessoal, literário, musical, profissional…


2 Replies to “Birthday”

  1. Parabéns :) Este é um bom dia para fazer aniversário.
    Espero que o teu blog tenha nascido entre 3 e 4h da manhã.

    bjsss

  2. Parabéns, André
    E muitas outras notas, aproveitando o inexistente limite de páginas deste caderno aqui.
    Abraço

Os comentários estão fechados.