Mapa que não é Mapa?

Mapa que não é Mapa?

Interessante post do Palacios no O Blog do Dodô sobre o suposto mapa mais antigo do mundo. Na realidade ele seria apenas um padrão decorativo. Hoje com a web 2.0 e os mapas digitais, estamos vivendo um momento de produção “bottom-up” pu DIY de mapas sem precedentes. A história aqui serve para ilustrar esse desenvolvimento. Vejam o post na íntegra no link acima.

Trecho:

“O mapa das ruas da cidade de Çatalhöyük, na região turca da Anatólia, foi desenhado em 6200 A.C. É considerado uma das provas de que ‘os humanos sempre usaram mapas’. Encontrado como parte de pinturas em uma parede, nas escavações de uma casa nas ruínas da cidade turca, é considerado 2000 anos mais antigo do que o mais antigo sistema de escrita e 4000 mais antigo do que o mais antigo sistema alfabético. O mapa chega à perfeição de situar um vulcão em erupção, ao norte das casas de Çatalhöyük que supostamente representa. Supostamente?

Pois é… Como sempre surge alguém para contrariar teses que parecem bem estabelecidas, a arqueóloga Stephanie Meece, em seu artigo “A Bird’s Eye View – Of A Leopard’s Spots: The Çatalhöyük ‘Map’ and the Development of Cartographic Representation in Prehistory” (publicado no Anatolian Studies 56, 2006, pp. 1-16; texto integral aqui) coloca toda essa história em dúvida e sugere que o “mapa de Çatalhöyük” é algo muito mais simples e menos espetacular que o avô de todos os mapas: seria apenas um padrão decorativo, similar a outros que podem ser encontrados nas fachadas das casas da antiga cidade.

(…)”