Sair do Mapa
Matéria do Estadao mostra como o GPS pode trazer problemas para algumas cidades. Uma cidade na inglaterra, Wedmore, pequena e pobre, está sofrendo com os novos sistemas de GPS embarcado nos carros, ônibus e caminhões. O sistema aponta a cidade como rota alternativa. O problema é que as ruas são estreita causando problemas para os moradores e motoristas.
“A culpa do problema é da tecnologia. Wedmore e Barrow estão listados nos navegadores GPS usados por transportadoras para orientar seus funcionários. A rota é ideal para chegar rápido ao Aeroporto de Bristol. Por isso, a vontade é abolir os vilarejos do mapa. Vemos aqui como as mídias locativa podem efetivamente reconfigurar o usos dos espaços urbanos. Nesse caso, para azar dos moradores da cidade de Wedmore. (…)
Tudo por culpa de navegadores GPS usado pela maioria dos veículos, que colocam a cidade como rota alternativa no interior da Inglaterra. A solução é simples para o poder público e moradores: “Tirem o vilarejo do mapa”, afirma Geoff Coombs, prefeito do bairro vizinho, Barrow Gurney. (…)
Nós mapeamos a realidade, e as ruas, postes e infra-estrutura da estrada estão na realidade”, afirmou ao Times o porta-voz da Tele Atlas, fabricante de GPS, Dirk Snauwaert. “Não podemos simplesmente mudar nossa base de dados e dizer ao motorista ‘Você não pode dirigir por esta rodovia’, quando na verdade ele pode.” Para o porta-voz, a comunidade local deveria cobrar das autoridades mais sinalização indicando a motoristas que as estradas não são preparadas para receber caminhões.
Enquanto isso, danos e mais danos são causados pelo tráfego desproporcional de veículos. Em Wedmore, o comerciante Wayne Hahn diz ter perdido 1,5 mi libras para consertar a parede de sua loja, destruída por um caminhão. Antes de terminar a reforma, outro caminhão bateu no mesmo lugar.”