Paria Wi-Fi

São Sebastião, no litoral de São Paulo, ganha conexão wi-fi gratuita. Vejam matéria no Link do Estadão. Trechos:

“Desde o início do mês, a prefeitura local oferece acesso sem fio Wi-Fi, onde é possível conectar, de graça, notebooks e micros de mão, desde que eles contem com a tecnologia. Há antenas espalhadas pelos 800 metros da avenida, que concentra bares, restaurantes, livrarias, sorveterias e cafés. É possível acessar a rede mundial em trechos do quebra-mar, no parque de diversões, no calçadão e no trecho revitalizado. No calçadão, pequenas placas fixadas nos jardins indicam os níveis de acesso mais altos.

(…)

O projeto de acesso Wi-Fi no centro de São Sebastião faz parte de um plano maior de conectar toda a cidade pela tecnologia sem fio. “Mas ainda dependemos de estudos e da aceitação dos moradores”, diz o diretor do Departamento de Tecnologia e Informática da prefeitura, Márcio Jorge. Na próxima etapa do projeto, que deve ocorrer em 2008, está prevista a expansão do serviço para as praias com maior concentração de turistas, como Maresias, Camburi e Juquehy. Para os equipamentos instalados até agora, foi investido cerca de R$ 30 mil. Jorge não soube precisar quanto seria o investimento para dotar toda a cidade com acesso sem fio.

A medida é inédita no litoral paulista. Até agora, quem quisesse acessar a web nas cidades praianas ou precisava ir a uma lan house – presente em diversos pontos – ou dirigia-se aos poucos hotéis, restaurantes e bares que disponibilizam conexão Wi-Fi, a maioria paga ou apenas para clientes.”