Estou participando do Lusocom em Santiago de Compostela e, da cidade mistica e seus peregrinos (muitos, a pé, de bike…), aproveito para atualizar um pouco esse Carnet.

O evento está sendo interessante mas com muitos trabalhos e pouco tempo para apresentaçao e discussao… fazer o quê? muita comunicaçao e pouca discussao, como na maioria dos encontros…muitos brasileiros e portugueses…encontrei alguns colegas brasileiros e também da universidade de Aveiro, Portugal, com quem tínhamos um acordo de cooperaçao.

Apresentei uma paper sobre tecnologias móveis e cibercultura, fruto da pesquisa sobre cibercidades e essa nova fase da conexao sem fio – nao vi nenhum trabalho sobre o tema o que me deixou perplexo…

Depois de muita chuva nesses dias, faz sol agora e vou abandonar esse computer para me perder nas ruelas da cidade…Depois parto para o Porto e talvez faça uma conferência na Universidade de Aveiro antes de voltar ao Brasil.

Deixo pedaços de vídeos que fiz por aqui depois…

antes vejam atualizaçoes sobre a TV digital brasileira…

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI970110-EI4797,00.html
Quarta, 19 de abril de 2006, 17h27
Ministro anuncia TV Digital com software livre brasileiro

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, participou da cerimônia de abertura da sétima edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), na tarde desta quarta-feira, e divulgou mais detalhes do modelo digital para o sistema de TV aberta no Brasil. De acordo com o Ministro, o projeto contará com software livre desenvolvido no país.

Rezende declarou que o anúncio seria feito por Luiz Inácio Lula da Silva, que está no Rio Grande do Sul para a inauguração de um Parque Eólico no município de Osório, entre outros compromissos. O presidente, no entanto, não pode participar da cerimônia do Fórum, em Porto Alegre, e confirmaria o anúncio nos próximos dias.

a.. O software livre que será utilizado na televisão digital brasileira foi desenvolvido na PUC do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministro. Rezende explicou que o que está em jogo, entre os modelos europeu e japonês, é a tecnologia de modulação, um dos componentes mais importantes do sistema.

Entre os espectadores da cerimônia de abertura do FISL, aparecia uma faixa com os dizeres “Queremos TV e rádio digital em software livre e sem patentes”. “Com certeza, o Governo apóia isso e é assim que deve ser encaminhado”, respondeu Rezende.

Redação Terra