Vejam , a internet também tem mãe, a Mamãe Net Jean A. Polly, criadora do termo “surfar a rede”. Veja trecho da matéria do João Magalhães do Estadão:
A internet também tem mãe
Que a Web tem um pai, o físico inglêsTim Berners-Lee, todos sabem. Mas e a mãe, você conhece? Pois ela existe. É a bibliotecária americana Jean Armour Polly. Foi ela quem cunhou o termo “surfar na rede”. Por seu trabalho ficou conhecida internacionalmente como Mamãe Net.
São Paulo – A idéia veio à cabeça da americana Jean Armour Polly em 1990, quando ela trabalhava como administradora de sistemas e tecnologia da Biblioteca Pública de Liverpool, em Nova Iorque, e estava escrevendo um artigo para o Wilson Library Bulletin sobre os serviços da internet ? para muitos, na época, algo ainda abstrato.
“Hoje estarei em Minnesota, Texas, Califórnia, Cleveland, Nova Zelândia, Suécia e Inglaterra, sem sair de casa, somente com o auxílio do meu computador?, diziam as linhas iniciais.
O objetivo de Jean era mostrar como os consulentes de bibliotecas podiam beneficiar-se dos serviços oferecidos pela internet, como e-mail, web, listas de discussão e jornais eletrônicos. O texto ficou pronto em poucas horas.
Faltava apenas dar-lhe um título original. Jean pensou, pensou.. e nada, até olhar para a almofada do mouse, que trazia uma propaganda com o desenho de um surfista. Eureka!, era isso, com certeza. E digitou: “Surfing the Internet: an Introduction”.
O artigo fez sucesso e foi traduzido para vários idiomas. Mas provocou também uma onda de indignação por parte dos surfistas reais: eles construíram uma homepage e a encheram de impropérios a Jean, por ela ter comparado o surfe à monótona rotina de sentar-se diante de um monitor e teclado.
?Não tive qualquer intenção de desrespeitar um esporte que, sei, exige muita habilidade e esforço físicos?, ela se desculpou.
(…)